GNS3 0.7.3 – Monte uma rede real no seu PC
Depois de alguns meses de árduo trabalho, eis que foi disponibilizada a versão 0.7.3 do GNS. Esta versão resolve muitos dos bugs da versão anterior e foram também implementadas algumas melhorias ao nível da interface.
Mas afinal para que serve o GNS3?
Já pensou montar toda a sua infra-estrutura de rede no seu computador, recorrendo aos sistemas operativos reais dos equipamentos de rede? Isso e muito mais, é possível através da aplicação gratuita GNS3. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE), necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede.
Antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso cenário num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos. Podem adquirir por exemplo routers reais, comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer (disponível gratuitamente para alunos das academias) são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis! O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar diagramas de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha.
Este programa é, no fundo, a junção gráfica de outros projectos:
- Dynamips, um emulador de IOS que permite correr imagens binárias de sistemas Cisco.
- Dynagen, um front-end para o Dynamips
- Pemu, um emulador Pix
Quais as novidades do GNS3 0.7.3?
Segundo algumas informações e testemunhos que já li, esta nova versão é bastante estável e possui suporte para ASA e Juniper. Relativamente aos equipamentos Juniper, esta versão permite agora colocar várias instâncias do SO a correr em simultâneo
- Alteração do símbolo dos equipamentos de forma mais simples (Basicamente basta escolher o equipamento, carregar no botão do lado direito do rato e change symbol)
- Possibilidade de ter uma janela para visualização dos pacotes capturados pelo wireshark para um determinado equipamento
- Novo equipamento: EtherSwitch router (C3700 router com Etherswitch NM-16ESW)
- Melhor consistência entre botões e menus
- Possibilidade de configurar a porta AUX. Apenas funcionar para o router cisco c7200 (Preferences -> Dynamips -> Base AUX port)
- Possibilidade de ter várias imagens: Qemu hosts, JunOS, PIX, ASA e IDS. Permite ainda configurar as interfaces separadamente para cada equipamento.
- Possibilidade de definir o directório onde são mantidas as configurações do GNS3 (gns3.ini)
E muitas outras novidades que podem ser conferidas aqui.
Como instalar no Ubuntu?
Para os utilizadores que querem usar o GNS no Ubuntu 10.10, basta executar os seguintes comandos:
Passo 1) Fazer download do GNS3-0.7.3
wget http://ovh.dl.sourceforge.net/project/gns-3/GNS3/0.7.3/GNS3-0.7.3-src.zip |
Em seguida descompacte o ficheiro .zip e entre no directório do GNS3
Passo 2) Instalar o dynamips
sudo apt-get install dynamips |
Passo 3) Instalar o python-qt4
sudo apt-get install python-qt4 |
Passo 4) Correr o GNS3
./gns3 |
O GNS3 tem sofrido uma evolução espectacular e têm sido regularmente lançadas novas versões, cada uma francamente mais completa que a anterior! Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX! Ahh.. já referi que o programa é grátis? A única coisa que não é grátis são os IOS da Cisco. Para se ter acesso a estas imagens temos de ser clientes Cisco ou ter imagens na nossa empresa.
Artigos relacionados
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux Download: [Windows] GNS3 v0.7.3 all-in-one [14,12MB] Download: [MacOS] GNS3 v0.7.3 DMG package [20,12MB] Download: [Linux] GNS3 v0.7.3 [4,52MB] Homepage: GNS3
Este artigo tem mais de um ano
ups, esqueceram de dividir o post!
Yes in did…
Yes, indeed?
Pode-se sempre usar o packet tracer da CISCO.
Nelson,
Estamos falando de rede real usando uma conexão “virtual” vc pode até criar maquinas virtuais e colocar cada uma em uma vlan diferente..
O packet tracer não faz isso.
Aconselho a usar no ubuntu, 5*
no windows possivelmente cada vez que fecharem a consola as configs vão ao ar.
wr e gravar é essencial
btw dynagen em linha de comandos torna o gns obsoleto 🙂
e se associarmos os interfaces fisicos desse PC aos do router virtual, temos em casa um 7200 a custo 0… lol
Exatamente..
kkkkk..
inclusive em linux existe um cara que chama-se quagga segue o link, vc faz o linux virar um roteador…. da pra montar configurações avançadas… e se vc usar o gns3 vc transforma o linux em switch… ai vc pode montar um “routing on a stick” por exemplo… como lab.. assim como relay de dhcp e fazer as vlans se conectar em redes diferentes e tambem autorizar o server dhcp para cada rede…
http://www.nongnu.org/quagga/
Packet Tracer da Cisco ultrapassa qualquer outro programa deste género, mas claro, é pago.
Paga pago não sei se é pois está disponível gratuitamente para alunos das academias. Eu também sou bastante fã do Packet tracer…no entanto, a filosofia do GNS3 (IOS completos a rodar) e a simplicidade do Packet Tracer dava uma ferramenta excepcional !!!
Sim é uma verdade. Já é perfeitamente possível fazer CCNP só com recurso ao Packet Tracer.
Agora o GNS dá outra liberdade, abre outros horizontes, essencialmente acho que é um simulador não tanto virado para formação (apesar de ser também muito útil) mas já virado para ambiente de produção.
Com o GNS é possível fazer um infindável número de testes, experiências, etc. que no Packet Tracer por agora são completamente impossíveis.
ahahaha…
GNS faz com que o teu pc seja um ou mais routers com todos os comandos do IOS enquanto que o packet tracer não 🙂
Sem esquecer que podes brincar com o teu loopback da tua placa de rede dentro do GNS mas isso é um aparte
Informa-te 1º
A tua resposta vai de encontro a quê?
Boas !
Como o Jorge Desirat disse e muito bem, GNS só no ubuntu 🙂
Eu já uso há algum tempo, mas quando instalei nunca fiz o passo três, não o instalei. Ou seja, tenho o meu GNS todo funcional, MAS não consigo ter os QEMU Host’s a funcionar, tendo as imagens deles. Será o problema da falta do ficheiro descrito no passo 3 ?
Obrigado .
Boa Tarde,
Esta e a primeira vez que comento no PPlWare mas já cliente assíduo desde os seus primeiros tempos de existência.
Relativamente a este post queria esclarecer que este servidor bate qualquer Software a nível de Qualidade, mesmo o PacketTracer.
Porém tem um grande problema. Primeiro é a nível de desempenho. O GNS 3 é um programa que estando a correr, qualquer computador, repito qualquer computador com 4/8 GB de Ram, vê-se às “aranhas” como meia dúzia de imagens de routers e switchs. Isto acontece porque para iniciar qualquer dispositivo é necessário ter/ser proprietário do iOS respectivo do dispositivo, o que para o utilizador comum não está acessível por vias ditas normais(legais), a não ser a Pagar.
Para os que conhecem o programa e dizem que conseguem utiliza-lo até posso acreditar, mas que vêm a vossa maquina a “aninhar-se” toda isso é inevitável.
Por isso aconselho o PacketTracer se querem montar uma rede de complexidade básica/média. Já avançada não recomendo pois não suporte muitos protócolos.
Um Abraço
E já agora Bom Natal