Configurar um Proxy no Linux para Web Filtering (Parte III)
Bloqueie sites com o Squid
Sempre que sai um artigo sobre Networking no Pplware, há sempre leitores que, através dos comentários ou e-mail, solicitam um artigo sobre como instalar e configurar um proxy. Actualmente existem várias soluções para a implementação de um proxys mas uma das soluções mais populares é o Squid.
Depois de termos ensinado aqui como instalar o squid e de termos apresentado as configurações básicas (aqui) hoje vamos ensinar como podemos facilmente bloquear sites aos utilizadores via proxy.
Uma máquina que se ligue através de um servidor proxy, “obedece” às regras definidas por este e todos os pedidos (ex. páginas web, ficheiros, etc) são também feito pelo proxy que posteriormente os devolve ao cliente.
No entanto poderá também haver situações em que o administrador de sistemas seja obrigado a bloquear determinados sites, como por exemplo, o facebook ou sites que disponibilizam streaming de vídeo e áudio que podem de certa forma contribuir para a degradação da rede, entre outros.
Uma das formas de bloquear facilmente sites usando o proxy squid é criar uma ACL e colocar todos os sites/domínios que pretendemos bloquear num ficheiro.
Para começar vamos criar o ficheiro /etc/squid/sites_bloqueados.acl e aí dentro vamos indicar quais os sites que pretendemos bloquear.
Exemplo /etc/squid/sites_bloqueados.acl:
*.facebook.com
*.sexo.com
*.porn.com
Depois vamos ao ficheiro de configuração do squid /etc/squid/squid.conf e acrescentamos as seguintes linhas:
acl blockeddomain dstdomain "/etc/squid/sites_bloqueados.acl"
http_access deny blockeddomain |
Para finalizar, basta reiniciar o squid usando o comando
/etc/init.d/squid restart |
Esperamos que esta dica vos seja útil e alguma duvida ou questão não hesitem em colocar nos comentários para podermos ajudar. Para quem já tens soluções destas instaladas e configuradas, contamos com o vosso contributo.
Este artigo tem mais de um ano
Não querendo estragar a festa, mas se colocarem Https em qualquer dos sites ele vai aceder normalmente.
O Squid funciona e bloqueia apenas com os protocolos não-seguros. Bloquear sites https é mais complicado.. apesar das ultimas versões Beta do Squid já incorporarem ferramentas para contornar isto 🙂
Sim, apesar que os utilizadores raramente colocam https. Isso é feito normalmente pelo próprio servidor web. Mas …há que arranjar novos métodos.
Boa noite.
Podemos bloquear o facebook mas o problema surge quando o utilizador utiliza https://www.facebook.com/ o acesso é concedido.
Boas,
No squid.conf a linha de bloqueio de sites, neste caso, não deverá terminar em /etc/squid/sites_bloqueados.acl ?
Abraço
RM
A extensão do Firefox ProCon Latte faz muito bem esse serviço.
Basta usar o Firefox e bloquear o (ruimWindows) Internet Explorer. Para colocá-lo em vários computadores basta copiar depois o ficheiro de configuração dos sites bloqueados.
Há possibilidade de configurar uma blacklist online, tipo a http://www.shallalist.de ?
Viva.
O tutorial está bem porreiro e simples para quem quiser aplicar no seu servidor. Obrigado!
No entanto, se me permitem a sugestão, será que podiam dar uma explicação de como se consegue implementar a autenticação no Squid?
Abraço
LS