Pplware Classics…
The Beatles - Hey Jude
The Beatles foram uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960 e um dos actos mais comercialmente bem-sucedidos e aclamados da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos géneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros em formas inovadoras e criativas. A sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fiz com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência estendeu-se até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.
Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), os Beatles construíram sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos a partir de 1960. Sutcliffe deixou o grupo em 61 e Best foi substituído por Starr no ano seguinte. Abastecida de equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein, que depois se ofereceu para gerir a banda, e com seu potencial reforçado pela criatividade do produtor George Martin, os Beatles alcançaram um sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single "Love Me Do". Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, fizeram digressões até 1966, quando se retiraram para trabalhar em estúdio até sua dissolução definitiva em 1970. Cada músico seguiu então para uma carreira independente. McCartney e Starr continuam activos; Lennon foi baleado e morto em 1980, e Harrison morreu de cancro em 2001.
Durante seus anos de estúdio, os Beatles produziram o que a crítica considera um dos seus melhores materiais, incluindo o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), visto como uma obra-prima. Quatro décadas após sua dissolução, a música do grupo continua a ser muito popular. Os Beatles tiveram mais álbuns em número 1 nos tops britânicas do que qualquer outra banda. De acordo com a RIAA, eles venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Em 2008, a Billboard divulgou uma lista dos top-selling de todos os tempos dos artistas Hot 100 para celebrar o cinquentenário dos tops de singles dos EUA, e a banda permaneceu em primeiro lugar. Eles já foram honrados com 7 Grammy Awards, e 15 Ivor Novello Awards da BASCA. Já venderam mais de 1 bilião de discos. Os Beatles foram colectivamente incluídos na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século 20.
In Wikipedia
Este artigo tem mais de um ano
Primeiro verdadeiro clássico em semanas desta rubrica.
Lindo.. 🙂
Uma música intemporal, de uma banda intemporal…
Palavras para quê?
Assino por baixo.
Já agora é difícil passar por aqui e não fazer lembrar esta tambem.
Nem que seja para ajudar a enriquecer o post que está excelente.
Ladies & Gentlemen!!!
https://www.youtube.com/watch?v=-cUaO1P2mfo&feature=related
Lucy in the Sky with Diamonds.
Também é linda 🙂
Esta é daquelas bandas que é dificil, quase impossível, escolher uma música favorita!
– Want to hold your hands..
– Yesterday
– Hard day’s night
– Michelle
– Yellow Submarine
– All you need is love
– Love me do
– All my loving
– Help!
– She loves you
….. tantas mais
Postem mais . . .
Grande som…
Isto está cheio de cotas (como eu) ou os beatles ainda são assim populares no pessoal mais novo?
Bem gostava de comentar que “love me do” não foi (de imediato) um sucesso, apesar da sua evidente qualidade. Chegou ao 17º lugar das vendas no ano da sua publicação.
She loves you (Yee, Yee, Yee) foi realmente o primeiro sucesso dos Beatles. O sucesso do “love me do” é posterior apesar de ter sido publicado primeiro.
Gostaria de acrescentar que os Beatles foi, por larga margem, quase 1:2, o grupo mais representado da lista das melhores 500 canções de sempre, da revista Rolling Stone, mesmo sem incluir algumas entradas dos seus membros “isolados”.
@José Simões,
Não sei o que queres dizer com cotas, e não sou muito fã da palavra, eheh
Mas reafirmo o que disse acima, que Beatles é uma banda intemporal, tal como há muitas outras..
Os Beatles “nasceram” 25 anos antes de mim, e eu orgulho-me de ouvir música da época dos meus pais! Pois acho que, apesar de hoje ainda de fazer boa música, antigamente é que era… eheh
A maioria das bandas que ouço, são todas antigas. Hoje sinto que é muito “repeat” e “non sense”.. falta muita maturidade/criatividade às bandas.. mas que vendem, vendem..
Cumprimentos 🙂
agora vê-se muita banda comercial. eu também só ouço rock dos anos 80, a verdadeira música! 😉
nirvana ftw 😛