Pplware

Música Digital cai 9% mas streaming cresceu 54% em 2014

O ano de 2014 foi importante para agitar a consciência comum à cerca do panorama mundial da música digital. As “guerras” agudizaram-se em vários países onde o argumento “direitos de autor e propriedade intelectual” foi amplamente usado para justificar impostos, perseguições a serviços e regras mais apertadas. Em Portugal tivemos (ainda temos) as ondas de choque desse “sismo político” onde nos foi impingida a tal Lei da Cópia Privada.

Por bem, o mercado é soberano e se já em Agosto era um facto que a música via streaming estava a subir nas preferências e os downloads de música estavam a cair, o final do ano trouxe a confirmação.

A Música Digital caiu 9% na preferência dos consumidores enquanto o streaming de música cresceu 54% em 2014.

No iniciar este ano de 2015, e feito o balanço ao ano que acabou, a Nielsen SoundScan revelou algumas estatísticas referentes à indústria da música. Salta desde logo à vista os 54% de crescimento da procura de conteúdos de música em áudio e vídeo. O valor deste mercado passou dos 106 mil milhões de streams em 2013 para os 164 mil milhões em 2014.

O crescimento dos serviços de streaming surge com a queda da venda dos álbuns e músicas em formato digital. As vendas dos álbuns digitais registaram uma queda de 9% em 2014 com 117.6 milhões de unidades vendidas, enquanto a venda de músicas em termos individuais caiu 12% para os 1.26 mil milhões de unidades.

As vendas combinadas, digital e físicas, mostram que os álbuns de música caíram 11% para as 257 milhões de unidades no ano que terminou.

Mas curiosamente um mercado que cresceu no ano passado foi o dos álbuns em vinil. É verdade, a tradição está a voltar e os audiófilos estão de novo a voltar ao vinil fazendo com que este mercado crescesse 52%. Foram vendidos 9,2 milhões de discos em vinil, o que comparticipou com 6% dos álbuns físicos vendidos em 2014.

A venda de discos de vinil tem crescido ano após ano (são já 9 anos consecutivos a crescer) e 2014 foi o melhor ano de vendas deste suporte desde 1991, isto porque só em 1991 é que a Nielsen SoundScan começou a monitorizar este suporte. Contudo é revelador, o CD está a morrer mas o vinil, vaticinado morto pelo CD, está de volta!

O consumo de música digital continua num crescimento robusto, com a procura de música por streaming a crescer 54% no último ano com 164 mil milhões de músicas servidas.

Embora as vendas de música em geral mostrem declínios, as vendas de álbuns em vinil aumentaram 52% em 2014, ultrapassando o total do ano passado em mais de 3 milhões de LPs.

Referiu David Bakula, Vice-presidente da Nielsen Entertainment para o mercado musical.

Estes números são esclarecedores e ajudam-nos a perceber para onde caminha o mercado. Um dado relevante foi a compra da Beats Electronics pela Apple. A empresa de Cupertino, com a iTunes Store, é a maior empresa do mundo em venda de música digital mas percebeu que o mercado está a mudar e por isso muniu-se de um serviço, essencialmente, de música streaming para combater a concorrência.

Exit mobile version