Music Timeline: A Google mostra a música…
...de uma forma diferente
Os dados que a Google recolhe nos seus serviços e nas pesquisas que os utilizadores fazem é um dos maiores bens que esta empresa tem. Para além de servir para a publicidade, que é o maior serviço que presta, usam também essa informação para mostrar tendências e outras análises.
Um exemplo do que conseguem fazer com essa informação surgiu agora, com a utilização dos dados do serviço Google Music. A Music Timeline mostra como os artistas e os géneros musicais se distribuem pelo tempo.
Esta timeline pretende mostrar os artistas e os géneros que mais estão nas playlists dos utilizadores do serviço Google Music. É informação que foi recolhida durante o tempo e que mostra bem qual a tendência que está a ser seguida pelos utilizadores do Google Music.
A informação está agrupada num gráfico que mostra, de forma cumulativa os principais géneros de música ouvida. Para além podermos ver quais os artistas, agrupados por géneros, a distribuição é feita pelos anos em que lançaram os seus álbuns.
Conseguimos ver quais os géneros musicais mais ouvidos e quais os artistas dentro de cada um desses géneros. A navegação dentro de cada género permite que se tenha uma visão mais pormenorizada de cada um, sendo também visível quais os álbuns mais ouvidor de cada artista.
Com o explorar da informação disponível podemos ver também o impacto que cada género teve ao longo do tempo e a forma como os artistas abraçaram esses géneros.
É ainda possível ver as escolhas dos utilizadores, não apenas nos artistas mas também ao longo dos anos de disponibilização de todos os álbuns.
Se quiserem ver como os vossos artistas favoritos se posicionam nesta lista podem usar a pesquisa disponibilizada. Vão ser encaminhados para o seu género e vão directamente ver a sua presença, em números, das playlists existentes.
A informação disponibilizada nesta Timeline é o resultado da análise profunda das músicas e dos artistas presentes nas listas que os utilizadores do Google Music enviaram para o serviço.
Mais uma vez a Google faz uso da informação que tem ao se~u dispor e que resulta da informação que os utilizadores submetem.
É uma ideia original e que fará as delicias de todos os que gostam de música e que têm curiosidade em saber os artistas preferidos deste serviço.
Homepage: Music Timeline
Este artigo tem mais de um ano
A mim dá-me a sensação que anda tudo inundado de hip-hop’s, rap’s e pop’s de meia tigela, tudo sem qualidade. Ai velhinhos anos 80 e princípios de 90… 😛
Sim, porque nos anos 80 não havia hip-hop nem estava tudo igualmente inundado de pop de meia tigela 😛
Ai esses óculos cor-de-rosa :p
Pois nos anos 80 só ouvias mesmo o que os media vendem-sem, hoje ouves o que quiseres….
Os teus pais talvez disseram a mesma coisa nos anos 80 se tivessem a possibilidade de ouvir musica
Nos 80/90 também existiam “meias tigelas”. Mas a qualidade, pelo menos do rock, era superior.
Hoje existem mais géneros.
Está um bocado mal feito e não percebem nada de música