GimmeDaBlues: App portuguesa torna qualquer um músico!
A app com 'inteligência musical, permite-lhe criar sons fantásticos, mesmo que não tenha conhecimentos musicais.
Se sempre sonhou ser um músico, mas achou que não tinha capacidades para tal, não desespere, talvez agora haja uma solução.
Mais uma vez os portugueses chegam-se à frente com aplicações fantásticas e pertinentes para o mercado móvel e, desta vez a novidade chama-se GimmeDaBlues, um projecto nacional do INESC-TEC em parceria com a FEUP, que permite que qualquer utilizador crie uma música sem que tenha, necessariamente uma formação ou conhecimentos em música.
E o resultado, é sempre fantástico!
A aplicação GimmeDaBlues é um projecto português, e foi desenvolvido por uma equipa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC-TEC), em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e tem como objectivo de dara a possibilidade a qualquer pessoa de criar melodias, sem que tenham que ter uma formação musical.
GimmeDaBlues vem equipado com quatro instrumentos que depois se combinam:
- Piano
- Trompete
- Contrabaixo
- bateria
A grande novidade da aplicação, e que a distingue das outras do género, é a presença de “inteligência musical”, factor que controla os aspectos técnicos, como a combinação apropriada das notas.
O utilizador torna-se ‘apenas’ responsável pelas aspectos mais criativos como ritmo, melodia e harmonia da música, sendo que o GimmeDaBlues garante uma musicalidade harmoniosa e dentro do estilo do Blues.
Segundo referiu Carlos Guedes, um dos responsáveis do projecto, ao Pplware, a ideia nasceu porque "a minha equipa do INESC TEC trabalha em geração automática de música e, numa aula relacionada com a matéria, mostrei um programa que eu tinha feito sobre geração de uma coisa "parecida" com Jazz, e um dos estudantes começou a desenvolver uma aplicação que fazia uma progressão de acordes com uma linha de baixo num estilo mais jazzístico. Outro estudante continuou a desenvolver isso, até que chegamos a um protótipo mais credível, e posteriormente decidimos desenvolver isso para iOS. Contratamos um programador e aqui está."
A aplicação está disponível para o sistema operativo da Apple, nomeadamente para os dispositivos iPod, iPhone e iPad.
GimmeDaBlues pretende “Revolucionar a interacção com os instrumentos de música virtuais porque dispensa formação musica” indica Carlos Guedes.
A design de interface, Clara Mourão e o responsável pela programação Amaury Hazan, indicam que, para além de um instrumento de entretenimento, esta aplicação pode também ser utilizada como uma ferramenta de acompanhamento de um solista de Blues, permitindo uma interacção bastante intensa entre o utilizador e o solista.
Veja aqui a aplicação num iPhone:
A aplicação permite assim que qualquer pessoa, sem conhecimentos musicais, possa desenvolver músicas e melodias sem esforço e com um resultado positivo, deixand, assim, do aparelho depender quase totalmente das capacidades e competências musicais da pessoa.
Apesar de esta aplicação estar disponível para iOS, Carlos Guedes referiu ao Pplware que já estão pensadas as versões para a plataforma Android, e possivelmente para Windows Phone.
Esta aplicação já foi mesmo distinguida, conquistando o 1º lugar na categoria de Conteúdos e Aplicações Multimédia do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011, no valor de 30 mil euros, um dos maiores prémios monetários nacionais atribuídos em concursos multidisciplinares.
No final, questionámos Carlos Guedes acerca da possibilidade das aplicações deste género poderem vir, um dia, a substituir os aparelhos analógicos, ou menos modernos, que ainda são hoje utilizados na produção/edição de musica, ao que nos respondeu "Não. Acho que este tipo de aplicações é uma boa alternativa à tentativa de criar instrumentos musicais em smartphones (que é muito difícil), e pode ser uma boa forma de aproximar leigos de práticas musicais especializadas.Há um potencial educativo neste tipo de aplicações (enculturação num género musical, colaboração musica) que acho que vale a pena explorar"
Esta é uma aplicação paga, e está já disponível na App Store por 2,69€.
Licença: Pago (2.69€)
Sistemas Operativos: iOS 4.3+
Download: GimmeDaBlues
Homepage: Sonicability
Este artigo tem mais de um ano
Interessante 🙂
Não é que seja relevante mas no segundo vídeo é um iPod…
E a App não é Universal, ou seja nos iPads fica esticada em vez de ecrã-cheio.
A. Einstein tinha razão…
Tecnologia no seu melhor, a estupidificar as pessoas..e aprender música a sério?? Não?!?!
Há quem nao tenha tempo, ou até mesmo capacidades para aprender música.
E a meu ver, esta aplicação faz um trabalho excelente ao permitir que o utilizador crie melodias agradáveis.
Na verdade as melodias já estão “criadas”. Caso contrário isto iria soar muito mal 🙂
Então a Marisa não tem ouvido para a música, porque está simplesmente horrivel.
De qualquer das formas, é engraçado.
Overpriced não sendo universal.
Lol…
É tão típico criticar-se o que é nacional, será inveja?
Quando à questão da música, quando quiseres discutir essa categoria comigo, estás à vontade, mas aviso já que eu não ouço pimba.
É tão tipico dos portugueses não aceitarem criticas. Por isso é que estão todos assim, na crise.
Estás a dizer que posso discutir música contigo, porque não ouves pimba, ora bem, não sabia que a Marisa também tinha andado na ESML.
Muito bem 😉
Estas muito enganado se achas que para se perceber de música tem que se ser formado em música.
…
Hã? Então é o azeite que é não presta para culinária, ou o pimba é do melhor em música? 😛
Pimba = azeite.
Daí o nome ‘azeiteiro’.
São metáforas, nem tudo na vida deve ser levado à letra. 🙂
Humm, ainda assim o facto de não ouvir pimba….nao quer dizer nada é uma afirmaçao do genero, ah e tal sabes cozinhar? Sim sei mas nao curto de atum…mas pronto, agora eu creio que o Rodrigo queira dizer assim de uma forma menos “agressiva” será falar sobre música mas cenas mais técnicas talvez que nem maioria das pessoas sabe. Acho eu claro. De resto pensei que fosse algo mais extraordinário a app.
Pimba na culinária é o azeite, eheheh
Não se trata de inveja, nem de ser nacional.
Eu critico seja nacional ou não.
Segundo, TODA a gente tem capacidade para aprender música. Simplesmente, as pessoas e respectivos cérebros não são treinados para isso. E sinceramente, considero que esta App tem piada mas não passa disso. Serve para perder 15 minutos a experimentar e pronto, é isso.
acreditem que é melhor aprender a tocar o intrumento musical, depois aprender uma ou duas escalas e improvisar!!! Exprimentem!!!
Aprendam a dominar mais ou menos o instrumento e aprendam, por exemplo, a escala pentatónica e têm horas pela frente de improvisos vossos.
Além disso, puxa muito mais pelo cérebro….desenvolve-o, essa é que é essa.
Mas pronto, valeu o esforço, mas não passa disso, é a minha opinião.
LOL, olha outro, armado em elitista. NÃO é preciso saber de música para achar que algo é bonito, agradável, ou um pedaço de esterco. Cada qual tem a sua opinião e, quanto a mim, discussões mais técnicas não fazem sentido nem num espaço de comentarios desta natureza, nem focados sobre uma aplicação “genérica” deste género.
Portanto, para este caso, vale tanto ter andado na ESML, como emborcar jolas no Bairro Alto, e quem fala do alto só mostra o tipo de pessoa que é.
Gostei de saber que temos uma boa aplicaçao na AppStore 🙂 mas discordo em parte com a tua afirmação de capacidades para aprender musica, acho que toda a gente tem capacidade de aprender musica (excepto se tiverem problemas de saúde)
🙂
https://www.youtube.com/watch?v=jfUicWd-Ixs
Deixa de ser idiota, tocam tão bem como qualquer gajuh no iPad com essa aplicação! E têm problemas de saude!
“Toda a gente tem capacidade de aprender musica!” E mais nada!
Tecnologia a estupidificar pessoas foi a melhor coisa que ouvi….o melhor será desligar já o aparelho de onde fez o seu comentário caso contrario poderá ficar ainda mais estúpido….estiveram pessoas envolvidas num projecto que apesar de não ser do outro mundo é capaz de, por exemplo, conseguir com que pessoas com algum tipo de limitação possam “fazer” musica e estimular o seu cérebro, dado que essas mesmas pessoas não conseguem fazer isso com qualquer instrumento normal…já pensou nisso? se calhar em vez de olhar para o seu umbigo devia olhar para o mundo e para todas as diferenças….
o que significa Crar? ou querem dizer criar? na primeira alínea do texto.
Obviamente foi um engano.
Obrigada.
Eu gostei muito da aplicação (pelo que vi nos videos).
Já vi pianistas consagrados a tocarem em pianos virtuais do iphone e do ipad …
Quem sabe de musica toca com “qualquer” coisa.
Quem não sabe, acho que tem nesta app algo para aprender um pouquinho mais, nem que seja só ao nivel do ritmo a dar.
PS – Já que receberam 200mil da optimus bem que podiam dar umas borlas aqui aos tugas falidos …
Óbvio que a app não torna ninguém músico.
Não é por eu saber mudar um pneu que sou mecânico, da mesma forma que não é por eu saber carregar em 2 botões ser músico, e quem diz isso diz tocar uns acordes numa guitarra. Ser-se músico é mais do que isso, portanto o título é desapropriado e é o que tem causado estes desentendimentos em cima, no meu entender.
Claro que ser-se músico é muito mais que clicar num tablet, por favor..
Cada um interpreta à sua maneira, aliás, tudo tem o sentido que lhe damos, temos é que ter um senso comum coerente para não dizer barbaridades como as que li aqui, que para se perceber de música tem que se ser formado em musica… Ora isso punha em causa várias profissões.
Pelo que entendi o Sr. Rodrigo queria referir-se ironicamente a precisar de cursos de música para ter ouvido. Concordo com ele,isto soa mal.
E a Marisa também disse barbaridades. Temos direito de criticar o que quer que seja. Não tem de contra atacar Com um arrgumento totalmente invalido
Cada um interpreta como entender.
Gostava de saber as barbaridades que disse.
Podemos criticar, temos é que saber faze-lo, porque criticar por criticar, vale 0.
Os argumentos são validos a partir do momento em que os defendo.
E os seus?
E agora falando de coisas que realmente são úteis… O que pensa da aplicação?