Tardes de Cinema…
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de "Engana-me Que Eu Gosto", a mais recente comédia de Adam Sandler e Jennifer Aniston, onde Sandler finge que é casado para conquistar mulheres. Destaque também para a estreia do filme brasileiro "Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro", que é uma sequela de "Tropa de Elite".
Estreiam ainda os filmes portugueses "A Espada e a Rosa", a primeira longa-metragem de João Nicolau, e "Quinze Pontos na Alma", um filme sobre a obsessão e a perda, de Vicente Alves do Ó; o thriller de terror "E a Noite a Cair", com a história de duas jovens que estão de férias num lugar remoto da Argentina; o filme de animação "Hop", com a história do jovem filho do Coelho da Páscoa; o drama "Num Mundo Melhor", vencedor do Globo de Ouro e do Óscar na categoria de melhor filme estrangeiro; e por fim do thriller "Road to Nowhere - Sem Destino".
ENGANA-ME QUE EU GOSTO M12|COMÉDIA, ROMANCE|EUA Realizador: Dennis Dugan Argumento: Timothy Dowling, Tim Herlihy, Allan Loeb, Adam Sandler Intérpretes: Adam Sandler, Jennifer Aniston, Brooklyn Decker, Nicole Kidman, Nick Swardson, Bailee Madison, Griffin Gluck, Dave Matthews, Kevin Nealon, Rachel Dratch IMDB: 6,2 /10 (6 531 votos)
"Engana-me Que Eu Gosto" segue Patrick (Adam Sandler), um cirurgião plástico que foge a compromissos sérios, dizendo às suas conquistas que é casado e que tem filhos, de forma a evitar qualquer envolvimento mais sério.
Mas quando conhece uma rapariga e esta não acredita nas suas histórias, Patrick pede à sua assistente (Jennifer Aniston) e aos filhos dela para que finjam ser a família dele. Mas cada vez é mais difícil mentir, e é no Hawai, onde todos decidem ir de viagem, que as suas vidas vão mudar.
Sandler é um dos vários argumentistas e também produtor do filme, juntamente com Jack Giarraputo. A realização fica a cargo de Dennis Dugan.
A ESPADA E A ROSA M12|AVENTURA, DRAMA, FANTÁSTICO|PORTUGAL Realizador: João Nicolau Argumento: João Nicolau, Mariana Ricardo Intérpretes: Manuel Mesquita, Luís Lima Barreto, Nuno Pino Custódio, Pedro Faro, Joana Cunha Ferreira, Hugo Leitão, Ligia Soares, Alice Contreiras IMDB: 6,5 /10 (21 votos)
"A Espada e a Rosa" é a primeira longa-metragem de João Nicolau, depois das curtas "Rapace" (2006) e "Canção de Amor e Saúde" (2009), estreou em 2010 na competição da secção Orizzonti do Festival de Veneza e foi o filme português em competição na última edição do Estoril Film Festival.
A viver sozinho em Lisboa com o seu gato Maradona e farto dos seus dias rotineiros, Manuel (Manuel Mesquita) abandona tudo e parte à aventura numa caravela portuguesa do séc. XV, de nome "Vera Cruz". Aí, vai reencontrar uma tripulação de piratas, seus amigos de longa data. Mas uma traição vem abalar a lógica daquele grupo inusitado.
Nas palavras do próprio realizador, este é "um filme de aventuras e pirataria passado nos dias de hoje. Um filme musical que aborda e saqueia utopias. Um itinerário da perdição."
O filme conta ainda com a participação especial de Michael Biberstein, José Mário Branco e Luís Miguel Cintra.
E A NOITE A CAIR M16|TERROR, THRILLER|EUA|91m Realizador: Marcos Efron Argumento: Jennifer Derwingson, Marcos Efron Intérpretes: Amber Heard, Odette Yustman, Karl Urban, Gia Mantegna, Adriana Barraza, César Vianco, Michel Noher, Luis Sabatini IMDB: 5,0 /10 (3 290 votos)
"E a Noite a Cair" é um thriller de terror, realizado Marcos Efron, e que nos conta a história de duas jovens americanas que estão de férias e fazem uma viagem de bicicleta num lugar remoto da Argentina. Quando uma delas desaparece, a outra precisa encontra-la antes que os seus piores medos se concretizem. "E a Noite a Cair" é um remake do filme com o mesmo nome, produzido em 1970.
Stephanie (Amber Heard) e Ellie's (Odette Yustman) estão de férias numa vila exótica da Argentina.
Depois de uma noite num bar, em que acontecem alguns arrufos entre elas, Stephanie sai para arrefecer as ideias, mas quando regressa Ellie já desapareceu.
Encontrando sinais de luta, Stephanie pensa no pior e procura ajuda junto da polícia. No entanto, as autoridades locais já têm muitos casos de rapto de jovens turistas por resolver.
Ela então consegue a ajuda de Michael (Karl Urban), que está hospedado no mesmo hotel. Juntos, eles seguem à procura de Ellie, mas Stephanie rapidamente constata que, apesar das boas intenções, a busca pode-a levar a ficar mais longe da verdade.
Com argumento e realização de Marcos Efron, é o "remake" americano do "thriller", realizado em 1970, por Robert Fuest.
HOP M12|ANIMAÇÃO, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|110m Realizador: Tim Hill Argumento: Cinco Paul, Ken Daurio Intérpretes: Kaley Cuoco, James Marsden, Russell Brand, Hugh Laurie, Elizabeth Perkins, David Hasselhoff, Hank Azaria, Gary Cole, Tiffany Espensen, Chelsea Handler IMDB: 5,4 /10 (513 votos)
Misturando o melhor da animação com imagem real, "Hop" é uma comédia sobre C.P., o jovem filho do Coelho da Páscoa. Realizado por Tim Hill, o filme conta com a participação de Russell Brand, James Marsden, Elizabeth Perkins e David Hasselhoff nos principais papeis.
C.P. (Russell Brand) é um coelho adolescente com a cabeça cheia de sonhos. O seu pai é o Coelho da Páscoa, dono da grande fábrica de chocolate onde são feitos os deliciosos coelhinhos e ovos da época.
Apesar da constante pressão do pai para se tornar ele próprio gerente do negócio da família, C.P. só pensa em ser baterista numa grande banda rock. Para tal, decide dar uma "escapadela" a Hollywood e tentar a sua sorte no programa de entretenimento musical da moda.
Só que antes que isso aconteça, é atropelado por Fred (James Marsden), um trintão de mal com a vida que pouco ou nada faz para atingir os seus sonhos.
Ainda atordoado com o que acabou de acontecer e encontrar (um coelho falante!), Fred leva-o para casa. Mas adivinha-se entre eles uma relação complicada e depressa se tornam no pesadelo um do outro...
NUM MUNDO MELHOR M16|DRAMA|DINAMARCA|119m Realizador: Susanne Bier Argumento: Anders Thomas Jensen Intérpretes: Mikael Persbrandt, Wil Johnson, Eddy Kimani, Emily Mulaya, Gabriel Muli, June Waweru, Dynah Bereket, William Jøhnk Nielsen, Ulrich Thomsen IMDB: 7,7 /10 (2 522 votos)
"Num Mundo Melhor" é um drama Dinamarquês que nos conta a história de Anton, um médico que divide o seu tempo entre a sua casa numa cidade idílica da Dinamarca, e o seu trabalho num campo de refugiados em África. Nestes dois mundos tão distintos, ele e a sua família enfrentam conflitos que os vão levar a escolhas difíceis entre a vingança e o perdão. “Num Mundo Melhor” proporciona uma visão única e fascinante sobre a complexidade das emoções humanas, a mágoa e a compaixão.
Anton (Mikael Persbrandt) é médico sem fronteiras e está em missão num campo de refugiados num qualquer país africano em guerra.
Na Dinamarca, seu país natal, ele tem uma vida calma e luxuosa com a sua mulher e filhos, num cenário absolutamente contrastante com o que ele se depara nas missões.
Porém, regressado ao seu país, todo o seu mundo perfeito ameaça ruir: a mulher pede a separação e Elias, o filho de dez anos, entrou numa espiral de violência com Christian, o seu novo amigo, com quem criou um vínculo baseado na retaliação e vingança contra todos os outros colegas de escola.
Três anos depois do sucesso de "Tudo o que Perdemos", Susanne Bier regressa com um filme sobre vingança e perdão. O filme venceu o Globo de Ouro e o Óscar na categoria de melhor filme estrangeiro.
QUINZE PONTOS NA ALMA M12|DRAMA|PORTUGAL|92m Realizador: Vicente Alves do Ó Argumento: Vicente Alves do Ó Intérpretes: Maya Booth, Ivo Canelas, Ana Moreira, Filipe Vargas, Dalila Carmo, João Reis, Rui Morrison, Rita Loureiro, Luís Lucas, Carmen Santos IMDB: (ainda sem votação)
Depois da curta-metragem "Entre o Desejo e o Destino", o argumentista Vicente Alves do Ó regressa à realização com um filme sobre a obsessão e a perda: "Quinze Pontos na Alma".
Lisboa. Princípio da noite. Um dia igual aos outros. Simone sai do trabalho atrasada para uma festa. Tem vinte minutos para chegar a Oeiras.
Assim que entra no Viaduto Duarte Pacheco, vive um estranho acontecimento irá mudar a sua vida para sempre. Um homem de trinta anos, Guilherme, está pronto a saltar. Simone sai do carro e aproxima-se tentando salvá-lo. Qualquer coisa os une. Um beijo. Simone abre os olhos mas já não o vê. Ficou com o último beijo deste homem que agora quer conhecer.
Agora, numa cidade repleta de mistérios, Simone tenta descobrir quem é aquele homem, vivendo uma aventura para lá da sua imaginação. Um mistério que se transforma em obsessão.
Simone introduz-se na família de Guilherme e faz-se passar por namorada, amante, mulher procurando conhecer o homem que nunca chegou a ter.
Simone tinha um marido, uma casa, uma vida perfeita. Agora tem um sonho que não pretende deixar fugir mesmo que isto signifique deixar tudo para trás. Guilherme é o resgate do sonho, do perigo, do desafio, porque às vezes ter tudo não chega.
ROAD TO NOWHERE - SEM DESTINO M12|ROMANCE, THRILLER|EUA|121m Realizador: Monte Hellman Argumento: Steven Gaydos Intérpretes: Cliff de Young, Waylon Payne, Tygh Runyan, Shannyn Sossamon, Dominique Swain, Rob Kolar, Mallory Culbert, Michael Bigham, Lathan McKay IMDB: 6,8 /10 (53 votos)
No filme "Road to Nowhere - Sem Destino", o jovem cineasta de culto Mitchell Haven encontrou material para fazer a sua próxima obra-prima: a história verídica de um crime que envolve a jovem e bonita Velma Duran e o seu amante mais velho, o político Rafe Tashen, envolvidos num fraudulento esquema de subornos que termina com o dramático suicídio destes amantes amaldiçoados. Porém, quando a rodagem começa, no próprio local dos incidentes, Mitchell descobre que nada sobre o crime - ou sobre os seus participantes - é o que parece...
Mitchell Haven (Tygh Runyan) é um realizador que descobre o argumento perfeito para o seu filme na história verídica de dois amantes malditos: a jovem e belíssima Velma Duran e o político norte-americano Rafe Tashen, envolvidos num escândalo de fraude, que culmina no trágico suicídio de ambos.
Mitchell, fascinado com o enredo e mais ainda pela personagem de Velma, encontra na desconhecida Laurel (Shannyn Sossamon) a encarnação da beleza e carisma que procura para a sua personagem central.
Mas com o passar do tempo, e cada vez mais envolvido na trama, a linha entre a ficção e a realidade começa a esvanecer-se até dar lugar à tragédia.
TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO M12|AÇÃO, CRIME, DRAMA|BRASIL|118m Realizador: José Padilha Argumento: Bráulio Mantovani Intérpretes: Seu Jorge, Wagner Moura, Tainá Müller, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Sandro Rocha, André Mattos, Rod Carvalho, Fabricio Boliveira IMDB: 8,5 /10 (5 820 votos)
A história da sequela "Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro" é ambientada quinze anos depois dos eventos de “Tropa de Elite”. O Capitão Nascimento tem um filho adolescente, fruto do casamento com Rosane, a sua ex-mulher que agora é casada com um deputado influente. Quando o seu filho é raptado, o Capitão precisa de se unir ao deputado e, ao mesmo tempo, combater o crime organizado.
A personagem mais popular do cinema brasileiro desde a Retomada volta ao grande ecrã. Agora mais maduro, mais estratégico e mais solitário, o Coronel Nascimento dá ao BOPE estrutura e força. Afasta o tráfico de muitas favelas. Impede que os policias corruptos facturem com o tráfico, apenas para descobrir que na segurança pública do Rio de Janeiro nada é o que parece, e que o problema a ser enfrentado não se restringe ao tráfico. O buraco é bem mais em baixo.
O destino da cidade e de Nascimento se cruzam em "Tropa de Elite 2 O inimigo agora é outro". A partir de pesquisas intensas, o director José Padilha e o roteirista Bráulio Mantovani construíram uma história actual, baseada em factos reais que se misturam a história fictícia de Nascimento, da sua família e dos seus amigos, para falar da realidade do Brasil através do Cinema.
Para enfrentar o desafio e apresentar ao público uma história tão envolvente quanto "Tropa de Elite", Padilha e o produtor Marcos Prado contaram praticamente com a mesma equipa e o mesmo elenco do primeiro filme. Uma equipa integrada, que retomou com afinco e dedicação o desafio de continuar uma saga e uma personagem que marcaram o cinema brasileiro para sempre.
Em "Tropa de Elite 2", o sistema reinventa-se e descobre como lucrar sem o intermédio do tráfico. Em perseguição ao caminho trilhado pelo sistema, o público acompanha Nascimento indo além dos limites do quartel, revelando as ligações das milícias com o Estado. E o preço por essa descoberta é alto. Não se sabe de onde vem o tiro.
Este artigo tem mais de um ano
Tropa de Elite 2, já ia sendo tempo de estrear em Portugal!
Que bom 🙂
Vale a pena ver o Tropa de Elite 2!
nem por isso
Um filme com a Brooklyn Decker… tickets please 🙂
tropa de elite 2. grande filme!
Olá, destes só vi «Tropa de Elite 2» e recomendo, para quem viu o primeiro devo dizer que este não é apenas mais do mesmo e acrescento que existe espaço para um terceiro desde que a qualidade se mantenha obviamente. Abraços.
Infelizmente já foi confirmado que o actor que fez de Capitão n o fará num eventual terceiro…
O ke é chato, visto ele encarar mesmo bem o papel.
O TE2 já o tinha visto á uns meses, mesmo muito bom…
Em nada tem a ver com o primeiro, não e mais do mesmo.
Aconselhável a todos ^^
Tropa de Elite 2, mais um grande filme, vale a pena ver
Como Brasileiro é legal ver comentários de amigos Portugueses elogiando nosso cinema, o filme realmente vale muito a pena pra quem conhece a realidade do Rio de Janeiro se espanta com a veracidade de informações, como o roteiro foi muito bem elaborado.
“In a better world”.. muito bom. 😉
Quinze Pontos na Alma! Cinema português, a seca do costume? Experimentem a ir ver este! 5*****
Porque quem o desenvolve é o nosso parceiro Best Cine. Se repares nos nossos parceiros colocados na sidebar, verás o best Cine. 😉