Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "Looper - Reflexo Assassino", um thriller escrito e realizado por Rian Johnson, que conta no elenco com Paul Dano, Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Piper Perabo, Jeff Daniels, Tracie Thoms e Garret Dillahunt.
Estreia ainda o filme "Arbitrage - A Fraude", um thriller que teve a sua estreia no Festival de Sundance; "Elas", um filme francês, realizado por Malgorzata Szumowska cuja ação de corre de uma investigação sobre a prostituição entre jovens estudantes; "O Gebo e a Sombra", o mais recente filme do mais conceituado realizador português, Manoel de Oliveira; e por fim, "REC 3 - Genesis", que engloba os eventos dos dois primeiros filmes e depois a sensação de claustrofobia anteriormente vivenciada.
LOOPER - REFLEXO ASSASSINO M12|ACÇÃO, CRIME, FICÇÃO CIENTÍFICA, THRILLER|EUA|118m
Realizador: Rian Johnson Argumento: Rian Johnson Intérpretes: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Piper Perabo, Jeff Daniels, Paul Dano, Tracie Thoms, Garret Dillahunt IMDB: 8,2 /10 (32 326 votos)
O filme “Looper” (“Reflexo Assassino”), é um thriller escrito e realizado por Rian Johnson, que conta no elenco com Paul Dano, Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Piper Perabo, Jeff Daniels, Tracie Thoms e Garret Dillahunt. A ação desenrola-se num futuro em que já é possível viajar no tempo, quando a Máfia deseja livrar-se de alguém, força a vítima a recuar 30 anos no tempo.
Os Estados Unidos sofreram uma grave crise económica que se reflectiu num enorme crescimento do crime organizado. Anos depois, em 2074, a viagem no tempo é inventada e, devido a todas as implicações, imediatamente tornada ilegal.
Porque a tecnologia de identificação tornou quase impossível eliminar pessoas, as organizações criminosas tiveram de forjar uma solução prática para quando se querem livrar de alguém: usar secretamente a viagem no tempo e contratar "loopers", ou assassinos a soldo, que matam pessoas no passado para que estas não existam no presente.
Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um dos "loopers" mais bem conceituados da sua área. Até ao dia em que descobre estar a ser perseguido pela versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), que está ali com um propósito muito simples: apagar a sua própria existência.
Para além de Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis, terá no elenco também Emily Blunt, Paul Dano, Noah Segan, Jeff Daniels, Piper Perabo. O filme é realizado por Rian Johnson.
“Looper” é realizado e escrito por Rian Johnson (“Os Irmãos Bloom”).
ARBITRAGE - A FRAUDE M12|DRAMA, THRILLER|EUA|107m
Realizador: Nicholas Jarecki Argumento: Nicholas Jarecki Intérpretes: Richard Gere, Susan Sarandon, Brit Marling, Tim Roth, Laetitia Casta, Nate Parker, Chris Eigeman, Graydon Carter, Bruce Altman, Larry Pine, Curtiss Cook IMDB: 6,8 /10 (3 614 votos)
"Arbitrage - A Fraude" é um thriller que teve a sua estreia no Festival de Sundance e que chegará a Portugal algures em Ouutubro. Com o protagonismo de Richard Gere, Tim Roth, Susan Sarandon, Brit Marling, Nate Parker, Monica Raymund, William Friedkin e Evelina Oboza, no filme seguimos um milionário que tenta a todo o custo vender a sua empresa a um banco antes que venham à tona algumas das falcatruas que executou.
Quando conhecemos pela primeira vez o magnata das operações financeiras de alto risco de Nova Iorque, Robert Miller, na véspera do seu 60º aniversário, aparenta ser o retrato vivo do sucesso à americana no mundo dos negócios e no mundo da família.
Mas por detrás das paredes douradas da sua mansão, Miller está a tentar desesperadamente vender o seu império a um grande banco, antes que toda a dimensão das suas fraudes seja revelada.
Lutando para esconder a sua vida dupla da leal esposa Ellen e da brilhante filha e aparente herdeira Brooke, Miller também vai tentando manter uma relação amorosa com uma comerciante de arte francesa, Julie Côte.
Precisamente no instante em que se estava a ver livre do seu complicado império, um inesperado e trágico erro obriga-o a um jogo de malabarismo entre família, negócio e crime, com a ajuda de Jimmy Grant, um rosto do passado de Miller. Um passo em falso irá desencadear as suspeitas de um Detective da Polícia de Nova Iorque, Michael Bryer, que nada deterá nas suas investigações.
Correndo contra o relógio, Miller é forçado a enfrentar os limites mesmo da sua própria duplicidade moral. Conseguirá fazê-lo antes que o escândalo rebente?
ELAS M12|DRAMA|FRANÇA|99m
Realizador: Malgorzata Szumowska Argumento: Tine Byrckel, Malgorzata Szumowska Intérpretes: Juliette Binoche, Anaïs Demoustier, Joanna Kulig, Louis-Do de Lencquesaing, Krystyna Janda, Andrzej Chyra, Ali Marhyar, Jean-Marie Binoche IMDB: 5,6 /10 (1 536 votos)
"Elas" é um filme francês, realizado por Malgorzata Szumowska, cuja ação de corre de uma investigação sobre a prostituição entre jovens estudantes para financiar os seus estudos universitários. Os encontros com duas jovens, revelam-se profundos e inquietantes, passando a questionar as suas convicções mais íntimas sobre a família, dinheiro e sexo.
Anne (Juliette Binoche) é uma jornalista da edição francesa da revista "Elle". Consciente da sua vida confortável e do seu percurso privilegiado, decide fazer um artigo sobre a prostituição no meio universitário.
Apesar das dificuldades iniciais em encontrar testemunhos que a ajudem na investigação, acaba por conseguir convencer Alicja (Joanna Kulig), uma estudante polaca, e Charlotte (Anaïs Demoustier), uma rapariga provinciana decidida a mudar de vida.
Porém, contra todas as expectativas, onde Anne julgava encontrar histórias de miséria e solidão, descobre sentimentos de liberdade, domínio e poder.
E é então que, um trabalho que apenas pretendia apresentar ao público o submundo da prostituição, acaba por tornar-se em algo pessoal, com Anne a questionar não só a sua maneira de viver, como também a sua sexualidade e desejos mais profundos.
O GEBO E A SOMBRA M12|DRAMA|PORTUGAL|164m
Realizador: Manoel de Oliveira Argumento: Manoel de Oliveira, Raul Brandão Intérpretes: Michael Lonsdale, Claudia Cardinale, Jeanne Moreau, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Ricardo Trêpa, Bastien Guio IMDB: 6,8 /10 (52 votos)
"O Gebo e a Sombra" é o mais recente filme do mais conceituado realizador português, Manoel de Oliveira, e é baseado na peça homónima de Raul Brandão (1867-1930), escrita em 1923, que é um retrato da pobreza, da honestidade e do sacrifício. "O Gebo e a Sombra" tem como protagonista uma das maiores lendas vivas do cinema europeu, a atriz italiana Claudia Cardinale.
Apesar de viver no limiar da pobreza, Gebo continua a sua actividade de contabilista para sustentar Doroteia, a mulher, e Sofia, a nora. A existência daquelas três pessoas é triste e monótona, girando à volta da ausência de João, o filho, que ninguém sabe onde está ou as razões por que partiu.
Apesar do velho senhor tentar encontrar maneiras de aliviar o sofrimento das duas mulheres, parece que nada consegue minimizar as suas dores. Até que, sem que já ninguém o esperasse, João regressa.
E é a partir daquele momento que o equilíbrio familiar, já de si frágil, se rompe, dando origem a uma catástrofe....
Baseado na peça homónima de Raul Brandão (1867-1930), escrita em 1923, a mais recente obra do mestre Manoel de Oliveira é um retrato da pobreza, da honestidade e do sacrifício.
O "Gebo e a Sombra" teve a sua estreia mundial no início de Setembro, em dias sucessivos, no Festival de Veneza e na Cinemateca Francesa em Paris - onde a obra do realizador passou numa retrospectiva integral.
Trailer:
[REC]3 GÉNESIS M12|TERROR, THRILLER|ESPANHA|80m
Realizador: Paco Plaza Argumento: Paco Plaza Intérpretes: Leticia Dolera, Javier Botet, Diego Martín, Ismael Martínez, Àlex Monner, Carla Nieto, Claire Baschet, Mireia Ros, Ana Isabel Velásquez, Emilio Mencheta IMDB: 5,2 /10 (8 148 votos)
Todos os familiares e amigos de Koldo e Clara (Diego Martín e Leticia Dolera) estão reunidos para celebrar o seu amor numa enorme festa de casamento organizada numa mansão isolada. A festa é filmada por dois amigos que registam a alegria e felicidade dos noivos e de todos os convidados.
Tudo parece correr segundo as expectativas até o tio do noivo ser atacado por aquilo que julgou tratar-se de um cão. No entanto, com o passar das horas, o velho senhor começa a mostrar alguns sinais de mal-estar que todos associam ao incidente.
Até que, inesperadamente, começa a morder selvaticamente todos os outros convidados, que depressa acabam transformados em zombies canibais e sedentos de sangue. E assim, a festa fica transformada num enorme banho de sangue que a câmara continuará a filmar até que não restem sobreviventes...
Este artigo tem mais de um ano
O REC 3 é o pior de toda a saga REC alias, é um desastre!
Recomendo Looper, filme que tem tudo par se tornar um clássico a ser lembrado. À altura de Efeito Borboleta 1.
Diz-se que o Looper é o Matrix desta decada.. espero que as minhas grandes expectativas não vão por agua abaixo..
2x
subiram a fasquia com esse comentário… e na crise que estamos de cinema…
Esperemos que seja uma alegria e tempos negros
Já decidi.Como ando um pouco cansado e preciso de dormir um bocado para retemperar as forças decidi definitivamente ver o “filme” por excelência desta semana:”O gebo e a sombra”,do nosso centenário Manoel de Oliveira.Como é um filme realizado por uma pessoa que está perto de fazer 104 anos de idade deve ser de uma “acção” extrema.Tenho que aproveitar!! 🙂 🙂 É que melhor que isto só o “Branca de neve”,do falecido João César Monteiro.Aquilo é que era cá um filme!! 🙂 🙂 🙂
“Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um dos “loopers” mais bem conceituados da sua área. Até ao dia em que descobre estar a ser perseguido pela versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), que está ali com um propósito muito simples: apagar a sua própria existência.”
Errado, já vi o filme e posso confirmar que esse não é o caso. Não sei de onde transcreveram esse parágrafo mas é errado 😉
Já agora, bom filme 😉
Quem quiser ver este filme:
http://www.movie2k.to/Looper-watch-movie-1902315.html
Qualidade não é excelente, mas é suficiente e grátis! Isto em tempos de crise é de aproveitar 😉