Pplware

Portugal: Venda de carros elétricos caem a pique… saiba as razões

Depois de um início de ano muito forte, no que diz respeito a vendas de carros elétricos, no mês de abril tal cenário não se verificou existindo mesmo uma quebra na ordem dos 50% face a março.

O fim da verba para os incentivos oferecidos pelo Estado pode ser uma das principais razões.


O mês de março representou um recorde nacional no que diz respeito a venda de carros totalmente elétricos. Segundo informações, nesse mês venderam-se 943 carros elétricos. Em abril o número de carros vendidos caiu a pique para os 437, o que corresponde a uma quebra de 53,7%.

Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), referiu ao Jornal de Negócios que…

O registo de abril terá sido um caso pontual, embora o mercado automóvel em geral está a arrefecer e isso também se estará a refletir nos veículos elétricos

Fim da verba para compra de carros elétricos

Além deste abrandamento de vendas no segmento automóvel, o fim da verba para os incentivos oferecidos pelo Estado para aquisição de veículos elétricos pode também ter influenciado tal quebra. De relembrar que a venda de veículos elétricos vinha a crescer há 15 meses consecutivos.  Entre janeiro e abril foram vendidos 2 561 carros elétricos.

Contudo, Portugal já tem cerca de 12 mil carros 100% elétricos a circular e há agora um estudo que mostra que Portugal é o único país da UE com um PIB per capita inferior a 20 mil euros, onde os carros elétricos têm uma quota de mercado superior a 2%.

Leia também…


Exit mobile version