A Ford mostrou recentemente, na Smart China Expo (SCE), um veículo da empresa a ser conduzido remotamente através da rede 5G. Todo o processo foi gravado e foi agora publicado em vídeo para todo o mundo poder ver este feito da tecnologia.
Com a evolução tecnológica em constante andamento e a implementação da rede 5G, estas ações que atualmente parecem ser ficção científica, poderão muito bem vir a ser uma realidade comum!
Foi na Smart China Expo (SCE) que a Ford mostrou todos os desenvolvimentos que tem feito na condução autónoma e também nos veículos conduzidos à distância. No evento, a fabricante norte-americana chegou inclusivamente a realizar uma demonstração dessa tecnologia. Remotamente, controlou um veículo como se estivesse no habitáculo. Tudo graças à rede 5G!
Esta demonstração, realizada ao vivo no evento, teve a colaboração do Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (CAERI), Datang e China Telecom. Entretanto, tal feito já foi partilhado online pela própria Ford, num vídeo disponibilizado no YouTube.
O veículo escolhido, Lincoln MKZ Hybrid, teve a sua direção ajustada para poder ser controlada à distância. A cerca de 3 km do local do evento, em Xiantao Big Data Village, este carro realizou um percurso em que foi completamente conduzido remotamente.
O condutor usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar as suas funções de direção, aceleração e travagem. Por segurança, outro motorista viajou no interior do veículo para assumir a direção em caso de necessidade.
Assim, especialmente graças à rede 5G, foi possível controlar o automóvel à distância. Esta tecnologia, que parece autêntica ficção científica, está em constante desenvolvimento. Ou seja, no futuro pode vir a ser uma realidade nas nossas estradas!