O processo de carregamento de energia nos carros elétricos é um momento de stress para a bateria. No caso da utilização dos supercarregadores, a potência de carregamento é muito superior ao “normal” o que permite carregar os Tesla mais rápido. Contudo, as tecnologias existentes nos carros monitorizam os carregamentos e ativam o sistema de segurança no processo. Neste sentido, o caso de um Model S que se incendiou enquanto estava ligado à estação Supercharger da Tesla em Antuérpia, na Bélgica, é estranho.
Segundo as informações, o Model S estava há poucos minutos a carregar quando foi totalmente consumido pelo fogo. Aponta-se uma falha técnica.
Carregar a bateria é um momento de stress para esse componente
Para percebermos as diferenças entre os supercarregadores Tesla e os carregadores “normais” de outras marcas, podemos dar como referência a potência máxima de carregamento. Assim, e em grosso modo, os SUCs, ou supercarregadores atuais, incluindo as cinco estações disponíveis em Portugal, são de 120 kW. Em comparação, em Portugal, existe depois os PCRs, ou postos de carregamento rápido, que fornecem uma potência de carregamento de 50 kW máximos.
Usando estes SUCs, um condutor poderá recarregar o seu carro elétrico Tesla em muito menos tempo. Isto porque a estação de carregamento proporciona um carregamento mais rápido.
No vídeo em cima, podemos perceber o ruído que o sistema do Tesla faz quando está a carregar num SUC. Além deste ruído, na cave das rodas conseguimos perceber o calor gerado no processo.
Tesla Model S arde por completo ligado a um Supercarregador
As informações referem que o Model S incendiou-se pouco depois de começar a carregar. Segundo um meio de comunicação local “O motorista do carro estacionou no chamado ‘supercarregador’, uma estação de recarga rápida, no Novotel em Luithagen-Haven. Quando voltou um pouco mais tarde, o seu Tesla e o supercarregador estavam a arder. Possivelmente houve um problema técnico antes de carregar.”
Chamados ao local, os bombeiros usaram uma técnica interessante para extinguir o fogo e garantir que este não reacendesse. Assim, depois de tomarem conta do incêndio, os bombeiros submergiram o carro numa piscina com água:
Momentos depois, o incêndio foi extinto pelo corpo de bombeiros, imergindo o carro num recipiente com água. Para garantir que o fogo não apareça novamente, o Tesla, ou o que resta dele, permaneceu na água durante a noite.
Incêndios raros nos supercarregadores, mas mais frequentes nos carros
Os incêndios nas estações de carregamento da Tesla são bastante raros. Contudo, este não é de todo dos primeiros exemplos. Já em 2016, um Tesla Model S incendiou-se ficando totalmente destruído, numa estação de Supercharger na Noruega.
Na altura, a fabricante referiu que a causa do incêndio foi um curto-circuito no carro e embora a empresa não saiba a razão do curto-circuito, ainda assim lançou uma atualização de software para a sua frota com o intuito de “fornecer segurança extra” durante o carregamento”.
Mais recentemente, a Tesla atualizou o seu software de gestão da bateria depois que vários veículos da Tesla Model S se terem incendiado, aparentemente por conta própria, sem nenhum acidente.