Está a precisar de comprar pneus para o seu carro? Como base da decisão para aquisição, apenas tem em conta o tamanho e o preço? Espere… e leia todo este artigo antes de comprar!
Hoje em dia vende-se e compra-se de tudo na internet… até medicamentos! No entanto, é importante que se saiba o que se está a comprar. No segmento automóvel é comum procurarem-se componentes ao melhor preço/qualidade. No caso dos pneus, sabe como verificar a data de fabrico?
Foi através de uma publicação nas redes sociais que a GNR publicou uma dica interessante para verificar a data de fabrico dos seus pneus. Para saber a data de fabrico dos seus pneus basta que procure na sua lateral uma área, geralmente um pouco menos bem acabada que as restantes, um conjunto de números e letras inscritos (código DOT): os últimos quatro algarismos correspondem à data de fabrico do pneu.
DOT – O número que lhe diz o ano e semana de fabrico de pneus
A marcação DOT indica a conformidade do pneu com as normas e resume informação importante sobre o produto. Nesse informação é possível saber, por exemplo, a data de fabrico. É composto por 4 números que indicam a semana de fabrico e o ano.
- B9: Código da fábrica onde o pneu foi fabricado.
- 4W: Código dimensional próprio do fabricante.
- HWNX: Código opcional próprio do fabricante
- 3903: Data de fabrico do pneu. Aqui, o pneu foi fabricado na 39.ª semana do ano 2003
Sabiam que os próprios pneus tinham esta informação? Na compra de pneus é também importante que saibam o que indicam as 3 informações da etiqueta autocolante. A etiqueta que vem com os pneus novos é algo a que poucos ligam. Na verdade, esta e etiqueta da UE fornece informações ambientais e de segurança importantes. Tal informação pode ajudar a comparar quanto à aderência em piso molhado, eficiência de combustível e ruído. Pode saber mais no link seguinte.