Circula pela Internet uma teoria que diz que envolver o conector de Supercharger numa toalha molhada acelera o carregamento dos carros elétricos. Apesar de popular, a ideia foi alvo de advertência por parte da Tesla.
Aparentemente, e comprovado por vários utilizadores, envolver o conector numa toalha molhada acelera o processo de carregamento nos Supercharger da Tesla. A teoria disseminou-se pela Internet e o truque terá sido testado pelos condutores. Segundo o Electrek, aliás, o site Out of Specs testou-o e conseguiu, de facto, aumentar a taxa de carregamento de 58 kW para 119 kW.
Apesar de impressionante e de parecer ter acelerado o carregamento dos carros elétricos de alguns clientes, a Tesla partilhou que “colocar um pano húmido no cabo do Supercharger não aumenta as taxas de carregamento e interfere com os sensores de temperatura, criando o risco de sobreaquecimento ou danos”.
A fabricante de carros elétricos negou, por via do X, o truque que conquistou a Internet:
Placing a wet cloth on Supercharger cable handles does not increase charging rates and interferes with temperature monitors creating risk of overheating or damage. Please refrain from doing this so our systems can run correctly, and true charging issues can be detected by our…
— Tesla Charging (@TeslaCharging) July 25, 2024
Além de ter negado que o pano húmido acelera o processo de carregamento, a Tesla pediu que os condutores se abstenham de o fazer, para que os seus sistemas possam funcionar corretamente e “detetar verdadeiros problemas de carregamento”.
Conforme recordado pelo mesmo órgão de comunicação, a gestão térmica é uma parte importante do carregamento rápido. Afinal, o envio de corrente de alta tensão através de pequenos cabos cria muito calor.
Contudo, embora pareça que a gestão térmica pode ser conseguida com uma toalha húmida, esta não faz muita diferença. Isto, porque desorienta os sensores de calor do conector, fazendo o sistema assumir que é seguro enviar mais corrente, e colocando os condutores sob potencial perigo.