Para além de toda a tecnologia usada no campo dos veículos elétricos, a Tesla tem muito mais inteligência aplicada nos seus carros. São sistemas criados para proteger os utilizadores e proteger estes durante a condução.
A marca não para de melhorar e de atualizar os seus carros e por isso trouxe agora uma novidade. A travagem automática vai passar a conseguir detetar também peões e ciclistas.
O AEB (automated emergency braking) é o sistema automatizado de travagem dos carros da Tesla. Implementado em 2017, assenta as suas capacidades no que a tecnologia Autopilot consegue oferecer para segurança.
Novidade de segurança nos carros da Tesla
Este sistema de travagem consegue garantir a segurança dos carros e dos utilizadores de forma simples. Ao detetar a presença de outros carros ou objetos consegue travar e impedir o choque ou manter a distância de segurança em qualquer situação.
A Tesla fez evoluir este seus sistema e apresentou agora algumas novidades para a próxima versão. Do que é possível ver, o AEB vai passar a conseguir detetar e reagir sempre que estiverem presentes peões e ciclistas.
Or a cyclist: pic.twitter.com/CGH44L9Vbo
— Tesla (@Tesla) July 4, 2019
Os peões e ciclistas estão mais protegidos
Como pode ser visto nos vídeos acima, este sistema irá garantir uma proteção adicional aos condutores. Sempre que no seu percurso forem presentes peões e ciclistas, os carros da marca vão adaptar-se e se necessário travar automaticamente.
Apesar de uma novidade da Tesla, estes sistemas já existem há vários anos. O seu grau de eficiência depende sempre dos sensores que estiverem presentes. Nos carros da marca sabe-se que os conjuntos de sensores são muitos e varados. A prova vem desta futura atualização que chega sem qualquer novo hardware.
Cada vez mais os reguladores advogam que estes sistemas adicionais são essenciais. Por essa razão têm sobretudo tentado que as marcas os implementem de forma autónoma e efetiva. Este passo da Tesla decerto mostra isso mesmo agora, uma aposta ainda maior na segurança dos utilizadores.