O segmento dos elétricos está em alta e as marcas têm dedicado muito do seu tempo e receitas à investigação no que diz respeito à autonomia dos veículos.
O sistema de carregamentos elétricos, em postos fixos, é atualmente o mais usado, mas a Toyota tem já em testes um sistema de energia (auxiliar) com base em painéis solares colocados no próprio veículo.
A Toyota em parceria com a instituição ambiental japonesa (NEDO) e a tecnológica Sharp estão a trabalhar num sistema de energia alternativo para carros que recorre a painéis solares.
De acordo com as informações, a energia gerada através dos painéis pode chegar aos 860 W (neste novo modelo em testes), uma evolução significativa comparativamente ao do Prius Prime (aka Prius Plug-In ou PHV) que gerava apenas 180 W.
Para facilitar a execução dos testes em laboratório, a Sharp “modularizou” as células da bateria solar. A Toyota instalou o painel na parte superior do veículo, na porta traseira e em outras partes do seu “Prius PHV” e produziu um carro de demonstração para testes em estradas públicas.
A tabela seguinte mostra as diferenças entre o Prius Prime e o novo carro que vai entrar em testes em breve (na Toyota City, em Tóquio).
Com 860 W (que é cerca de 4,8 vezes maior que a energia gerada no modelo comercial Prius PHV (equipado com energia solar)), é garantida uma autonomia “extra” de 56,3 km.
Esta pode ser uma tecnologia a ser integrada em futuros veículos, garantindo assim autonomia extra. Por agora o trabalho a ser realizado é apenas ao nível dos testes e em breve deverão ser conhecidos os resultados.