É verdade que a aposta no segmento automóvel tem sido elétrica! No entanto, a aposta no hidrogénio, para mover motores elétricos, é também uma realidade. Em junho a Toyota anunciou que o Mirai tinha atingido um recorde de 1.000 quilómetros percorridos usando uma única célula de hidrogénio.
Recentemente esse registo foi batido, e o novo recorde do Toyota Mirai é agora de 1360 km.
Carregamento do tanque de hidrogénio não demorou mais que 5 minutos
O Toyota Mirai 2021, movido a hidrogénio, chegou ao Livro Guinness dos Recordes ao conseguir percorrer a distância mais longa com uma única carga. Ao todo foram 1360 km percorridos pelo sul da Califórnia no passado mês de agosto. De referir também que o carregamento do tanque de hidrogénio não demorou mais que 5 minutos.
O recorde foi alcançado com motoristas “profissionais” (Wayne Gerdes, especialista em recordes de distância, foi o condutor e Bob Winger o seu co-piloto) que conseguiram otimizar o desempenho do veículo de acordo com as condições climáticas e em direções previamente estudadas. A viagem foi realizada em três dias.
O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo. Tanto que em teoria será possível extraí-lo ou produzi-lo das mais variadas formas. Mas para não o induzir em erro, adiantamos desde já que a maneira mais comum de produzir hidrogénio atualmente, é extrair a partir de combustíveis fósseis.
Em cada carro, à semelhança dos carros tradicionais, existe um depósito especialmente preparado para armazenar este tipo de combustível. Para que se gere energia, esse hidrogénio é libertado de forma controlada, entrando em contacto com o oxigénio. É depois na fuell cell, a célula de combustível de hidrogénio, que é produzida a reação que dá origem à energia elétrica necessária para mover o carro.
O Toyota Mirai está disponível em Portugal com preços a começar nos 67 856 euros.