A Toyota, que sempre se mostrou numa posição um pouco diferente face à aposta no mercado dos elétricos, traz-nos agora uma ideia fantástica de como poderá ser o Land Cruiser Se Concept no seu futuro 100% elétrico. Sim, o SUV japonês está em plena mudança. A sua nova geração chegou cheia de novidades, mas a mais importante de todas ainda está para vir.
Toyota de pedra e cal nos elétricos?
O Salão da Mobilidade de Tóquio abre as suas portas esta semana. O evento japonês, um dos mais importantes do ano, será visitado por milhares de pessoas, centenas de marcas e uma multiplicidade de lançamentos internacionais. Sem surpresa, as marcas locais estarão particularmente ativas, incluindo a Toyota.
A empresa nipónica, repetidamente acusada de não levar a mobilidade elétrica suficientemente a sério, estará presente com vários lançamentos que certamente darão que falar. Um deles será o Toyota Land Cruiser Se Concept.
Sim, é ainda um protótipo, mesmo que não pareça um à primeira vista. Ao longo das suas mais de sete décadas de vida, o Land Cruiser tornou-se num dos automóveis mais importantes da história. Concebido e desenvolvido para resistir a todos os tipos de utilização e de terreno, é atualmente o veículo de trabalho preferido de muitos países para mobilizar as suas populações.
Com seis gerações no mercado, a última das quais lançada este verão, em algumas partes do mundo continuam a ser construídas unidades mais antigas porque são as únicas capazes de sobreviver. Em África, e no Médio Oriente principalmente.
Land Cruiser Se Concept, um visual diferente num tamanho grande
Esta reputação de resistência e durabilidade tem sido acompanhada nos últimos anos por um ambiente de qualidade. O Land Cruiser, como qualquer outro automóvel no mercado, tem a necessidade de evoluir e de se adaptar aos tempos em que a eletrificação marca o caminho das empresas. Com mais de seis milhões de unidades vendidas em todo o mundo, é um dos SUV mais famosos do planeta e não há ninguém melhor do que ele para dar o exemplo de adaptação à eletricidade.
O protótipo dá-nos uma antevisão do futuro Land Cruiser EV que irá lutar com outro peso pesado do segmento, o Mercedes Classe G. Ambos os modelos serão adaptados, mas enquanto o modelo alemão manterá a sua abordagem de design, o modelo japonês optará por uma linha completamente diferente dos seus irmãos. O seu aspeto é elegante, musculado e arrojado. Tudo isto está contido num tamanho que está longe de ser discreto. Como confirmado pela Toyota, o 4×4 tem 5,15 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,70 metros de altura.
A sua distância entre eixos eleva-se a 3,05 metros de comprimento. Suficientemente espaçoso para três filas de bancos e sete lugares. Os japoneses foram bastante parcimoniosos nos pormenores. As informações oficiais não comunicam o tamanho da bateria, a potência ou a autonomia estimada.
Há uma pequena pista sobre o chassis. A estrutura tradicional com barras longitudinais e barras transversais desaparece para dar lugar a uma carroçaria monocoque que, entre outras vantagens, beneficiará a condução em estrada e fora de estrada. Estas qualidades já estão presentes no modelo atual, que tivemos a oportunidade de ver pessoalmente há alguns meses.
Evoluir sem perder o cunho de SUV familiar
Os japoneses querem recuperar a essência básica da família Land Cruiser. A sua sexta geração regressará ao caminho das carroçarias múltiplas para oferecer modelos de três e cinco portas com lugares para até sete passageiros.
No início deste mês, surgiram rumores sobre o lançamento de um “mini” Land Cruiser para rivalizar com o Suzuki Jimny.
O seu preço poderá ser o seu principal atrativo, em torno dos 30.000 euros, embora o seu nome seja diferente do resto dos seus irmãos. As primeiras indicações são de que se chamará Toyota Land Hopper. É possível que mais pormenores sejam revelados no Salão Automóvel de Tóquio.