A Tesla consegue controlar todos os pormenores dos seus carros de forma remota e com uma simples atualização de software. Isso pode ser visto há já alguns anos, com simples e rápidas melhorias que surgem de forma automática.
Agora, e para cumprir com as regras associadas à utilização de carros elétricos, a Tesla prepara uma novidade. Em breve os carros da marca vão poder ter os sons que os condutores quiserem, tanto na buzina como no movimento a baixa velocidade.
Elon Musk quer dar-lhe o controlo da buzina
No caso da Europa, os carros elétricos são obrigados a emitirem som a baixa velocidade. Desde o dia 1 de julho deste ano esta regra passou a ser obrigatória. Assim, existe um novo campo aos fabricantes automóveis.
A Tesla quer aproveitar essa nova área e vai trazer principalmente para os condutores uma novidade. Estes vão poder definir para os seus carros o som que estes querem ter. Esta regra vai aplicar-se tanto ao movimento a velocidades reduzidas como também à própria buzina.
Customized horn & movement sounds (coconuts being one, of course) coming to Teslas soon
— Elon Musk (@elonmusk) October 6, 2019
Vai ser possível usar qualquer som
A publicação de Elon Musk refere estas duas áreas dos carros e refere como exemplo o som de cocos a baterem. Esta é eventualmente uma clara referência ao filme Monty Python e o Cálice Sagrado, um dos filmes preferidos do homem forte da Tesla.
Ao mesmo tempo, a marca quer ir mais longe. Abre a porta a qualquer tipo de som. Esta ideia veio da resposta de Elon Musk ao seu próprio Tweet. As novas propostas são óbvias, mas podem não ser bem recebidas na utilização do dia a dia.
& sounds too (also, of course)
— Elon Musk (@elonmusk) October 6, 2019
Tesla controla remotamente os carros
Curiosamente a postura da Tesla é completamente oposta à de outras marcas. A Porsche tem na sua lista de extras um som específico para o seu Taycan. Contudo, o pormenor é que este tem um preço de 500 euros, muito elevado para o que oferece.
Há agora toda uma nova área de negócio aberta para os carros elétricos. A criação de sons para usar nestas viaturas poderá ser em breve criar ofertas para usar em qualquer carro e em diferentes situações.