Nos Tesla, o preço é um dos fatores que mais assusta os seus potenciais clientes. A empresa tem tentado contraria este valor com descidas no seu valor. Além disso, usa também algumas táticas que nem todos recebem de forma clara.
O regulador alemão veio agora exigir à empresa que não promova os seus carros com preços enganadores. Em causa está o recurso ao valor das poupanças de combustível. A empresa aceitou de imediato remover este valor.
Uma das formas que a Tesla usa para promover os seus carros é através da apresentação dos valores previstos para poupanças de combustível. A empresa entende que este é um valor que deve ser descontado ao preço dos carros.
Tesla tem de tirar poupanças de combustível do preço
Estes valores, bem como os subsídios que podem ser obtidos, estão presentes em várias páginas da Tesla. São uma forma de mostrar que o valor final apresentado está longe de ser o definitivo. Este entendimento não é o mesmo que o regulador alemão, que agora exigiu que este valor seja removido das suas páginas.
Os argumentos apresentados pelo regulador mostram que pretendem estabelecer alguma igualdade de oportunidades no mercado. É do seu entendimento que o valor apresentado como poupanças de combustível é, na verdade, pago no valor inicial dos Tesla.
Tesla removeu de imediato este valor dos preços no seu site
Confrontada com este pedido, a empresa acedeu de imediato ao pedido do regulador na Alemanha. Para isso removeu das suas páginas este valor. Assim, e agra, apenas o valor final de compra de cada Tesla é apresentado.
Na verdade, esta não é a primeira vez que a Alemanha impõe regas à Tesla sobre os termos usados. No passado recente foi pedido à marca americana que removesse o termo Autopilot para descrever o seu sistema de condução assistida.
Já noutros mercados surgiram críticas à forma como a Tesla usa os valores dos preços. Apesar de serem uma poupança efetiva, ela apenas se materializa ao longo dos anos. É aqui que tanto a concorrência como os reguladores se têm focado. Esta mudança aconteceu com o Model 3 e espalhou-se depois ao Model S e ao X.