Pplware

Tesla Model S na estrada a mais de 100km/h… mas sem condutor [vídeo]

Conduzir é uma das ações que está a mudar com a tecnologia. Cada vez mais é o carro (enquanto máquina inteligente) que assume grande parte da condução, ainda que seja crucial a presença e atenção humana ao volante.

Então e quando o condutor não existe? O mais sensato seria o carro não andar, mas um vídeo contraria esta teoria. Veja um Tesla Model S a circular na estrada a mais de 100km/h e sem condutor.


A (in)segurança da condução com autopiloto nos carros da Tesla

Surgiu esta madrugada um vídeo no Twitter que mostra um Tesla Model S a circular numa estrada com duas vias… mas sem condutor. O carro tem pelo menos duas pessoas dentro, mas uma deitada no banco traseiro e outra no pendura, a filmar toda a cena.

Com a supervisão do motorista, os carros da Tesla, equipados com tecnologia Autopilot, podem proporcionar uma condução semi-autónoma. Ou seja, aceleram, controlam a direção, travam e mudam de faixa, sem que o condutor tenha que intervir. No entanto, continua a ter um papel fundamental no controlo de todo este sistema autónomo.

https://twitter.com/Jason/status/1113271163696820224

No painel digital do carro, quando a câmara é direcionada para a estrada, é possível ver o número “115”, no sítio habitual onde é mostrada a velocidade a que os carros Tesla estão a circular. Sendo assim, pode-se concluir que o carro em questão estaria a circular a 115km/h no momento em que o vídeo foi captado.

Há ainda a possibilidade desta velocidade estar a ser apresentada em milhas por hora o que poderá equivaler a cerca de 185km/h.

O perigo da condução semi-autónoma ser confundida com autónoma

É muito comum vermos vídeos de condutores deste tipo de carros (semi-autónomos, que exigem a atenção do condutor) completamente despreocupados com a condução, alguns deles até a dormir enquanto o carro circula na estrada. Mas este vídeo vai mais além. A segurança do Tesla Model S está a permitir que um carro circule sem ninguém sentado no banco do condutor.

Até ao momento, a Tesla ainda não se pronunciou sobre este o caso.


Leia ainda:

Exit mobile version