Pplware

Tesla levanta mais o véu do seu super Roadster

Em novembro de 2017 a Tesla surpreendeu o mundo ao apresentar o novo Roadster. Na altura, Elon Musk prometia um novo Roadster elegante de duas portas, mas ao contrário do seu antecessor, este seria totalmente feito à medida pela marca americana. Assim, o mundo ficou a saber que Tesla Roadster poderia chegar aos 100 km/h em apenas 2,1 segundos e terá autonomia para 1000 km.

Desde essa altura, alguma informação foi lançada, mas muito pouca. Agora, a empresa de Musk levantou um pouco mais o véu. Vamos conhecer o interior do bólide e o interessante sistema de abertura de portas.


O Roadster do espaço e o Roadster do futuro

O Tesla Roadster foi um carro elétrico do tipo desportivo, o pioneiro produzido pela Tesla Motors, tendo a sua produção descontinuada no final de 2011. O carro foi fabricado tendo como chassis básico o do Lotus Elise. A sua autonomia era de cerca de 350 km, com um único carregamento e vai dos 0–100 km/h em 3,9 segundos. Mas este foi para o espaço, lembram-se?

No evento que deu a conhecer ao mundo o Tesla Semi, um camião elétrico, Elon Musk surpreendeu ao mostrar o novo Tesla Roadster. Atualmente, este bólide é referido como “o carro mais rápido do mundo com recorde de aceleração, autonomia e desempenho.”

 

Características de fazer inveja

Começamos pela aceleração, o veículo elétrico vai dos 0-100 km/h em 2,1 seg. Tem uma velocidade máxima de mais de 400 km/h. Apresenta um Binário da roda de 10 000 Nm e tem uma autonomia de 1000 quilómetros.

Portanto, temos um supercarro com tração às 4 rodas que custa a módica quantia de 215 mil euros. No entanto, há muito mais para revelar. No passado dia 22, a Tesla mostrou mais detalhes, no seu evento Autonomy day. A empresa mostrou o protótipo do Roadster e até permitiu que os participantes entrassem no veículo, o que é extremamente raro.

Estas imagens deram para perceber como é o interior, o tipo de minimalismo desenhado, os assentos e até o inovador sistema de abertura das portas. Surpreendentemente estamos a falar de um supercarro que tem 4 lugares, o que é ainda mais raro.

Ainda debruçados nos assentos traseiros, aparentemente estes só estão disponíveis para a versão base do veículo porque o CEO Elon Musk disse que a Tesla também planeia oferecer um “pacote SpaceX” , que incluirá propulsores de ar frio alimentados por um sistema de bombas de ar e tanques que ocupariam o espaço do banco de trás.

 

Abertura de portas é um novo salto tecnológico

A Tesla incorporou nos seus carros já no mercado um sistema de abertura de portas baseado numa “chave inteligente” e numa app que deve ser instalada no smartphone (que destravava o puxador). Contudo, neste Roadster, a abertura de portas conta com um sensor de toque incorporado no Pilar B ao lado da porta.

A título de curiosidade, no evento o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a fabricante de carros elétricos criou o melhor computador totalmente autónomo do mundo. Esta afirmação está a deixar a Nvidia irritada, ao ponto de virem a público criticar Musk.

A Tesla está a fazer todos os esforços para trazer este bólide para o mercado já no próximo ano de 2020. Este será o carro de produção mais rápido do mundo. Por “coincidência”… é um super elétrico que vai custar perto de uma quarto de milhão de euros.

Exit mobile version