O ano de 2021 trouxe desafios muito grandes para a Tesla e muitas outras empresas. A falta de componentes limitou a produção de carros elétricos e a empresa teve de gerir de forma criteriosa as suas prioridades.
Agora, e para consolidar os seus resultados, a Tesla apresentou os resultados financeiros referentes ao último trimestre de 2021. Este foi mais um período de ganhos que superaram as expetativas e mostrou ser o trimestre mais lucrativo de sempre da marca.
2021 foi um ano espetacular para a Tesla
Os dados foram apresentados há muito pouco tempo e revelam que a Tesla teve um trimestre no final de 2021 como até agora não tinha tido. Superou todas as suas previsões em mais de mil milhões e anunciou que atingiu 5,5 mil milhões de dólares de resultado líquido, mesmo tendo pago 6,5 mil milhões nas fábricas de Berlim e Austin (Texas).
A marca confirmou ainda os dados já conhecidos e que revelaram a sua produção. Foram 930 mil carros elétricos produzidos em 2021, 90% destes eram Model 3 ou Model Y, e 936 mil as entregas feitas nesse mesmo período por todo o planeta. Só no 4.º trimestre foram produzidos 305.840 carros elétricos.
Elon Musk teve vários marcos importantes em 2021
De acordo com a Tesla, foi ainda conseguido que o custo por unidade de produção dos seus carros elétricos fosse reduzido. Este valor está agora em 36.000 dólares, como resultado de esforços realizados durante o 4.º e 3.º trimestre de 2021.
Ao mesmo tempo, a Tesla expandiu a sua rede Supercharger num terço, totalizando agora 3.476 estações de carregamento. Durante a apresentação de resultados, a empresa anunciou também que irá procurar novos locais de produção ao longo de 2022. Atualmente não possui ainda uma lista de locais candidatos.
Há mais para além do número de carros elétricos
Outro foco da Tesla e de Elon Musk é o Full Self-Driving e tudo o que trará para os carros elétricos da marca. Em 2022 a empresa irá continuar a desenvolver e a alargar o acesso a esta funcionalidade, que atingiu os 60 mil utilizadores no final de 2021.
Algo importante que Elon Musk revelou nesta apresentação foi que a Tesla não irá lançar novos veículos elétricos. Isto deixa assim de fora o Roadster, a Cybertruck e qualquer outro que tenha sido falado. A falta de componentes iria colocar em risco a produção deste acréscimo de modelos.