Pplware

Decisão está tomada? Tesla já terá escolhido o país que vai receber Gigafactory na Europa

Com as vendas a aumentar de forma exponencial, a Tesla precisa de criar as condições para se manter competitiva. Para isso, tem estado a preparar as criação de novas Gigafactory, em pontos-chave do planeta.

Com a Gigafactory 3 quase pronta a entrar em produção, é hora de se virar para a próxima. Sabe-se que será na Europa, mas ainda sem haver uma escolha final. A Tesla quer mesmo avançar rapidamente e tudo parece indicar que a decisão está tomada. A reforçar esta ideia está uma visita feita a vários locais para a escolha da localização da Gigafactory na Europa.


Já há locais para a próxima Gigafactory?

Foi em 2016 que pela primeira vez que se ouviu falar da criação de uma Gigafactory na Europa. Desde então muito se tem especulado principalmente sobre a sua localização. Portugal esteve na lista inicial, que ao longo do tempo foi-se tornando reduzida.

Tudo aponta para que seja na Alemanha, mas ainda não há nenhuma confirmação. A dar ainda mais força a esta ideia, surge agora a informação que a Tesla está já no terreno e que fez visitas a vários locais na Baixa Saxónia, na Alemanha, para a implantação desta nova fábrica.

A Tesla esteve em visitas na Alemanha

Quem revelou esta informação foi Bernd Althusmann, Ministro da Economia, Transportes e Digital deste estado alemão. Segundo informou, acompanhou a Tesla em várias visitas a possíveis locais para a quarta Gigafactory.

Em especial, 2 locais parecem ter agradado à fabricante automóvel. Falamos do porto de Emden, que está virado para a costa da Holanda, e Emsland, uma região que faz também fronteira com a Holanda.

Uma escolha lógica na Europa?

A proximidade à Holanda é propositada. É neste país que a Tesla tem a sua sede europeia, em Amesterdão. É também onde tem uma fábrica, em Tilburg, que faz a montagem de alguns componentes dos carros que vão circular na Europa.

Na última apresentação de resultados da Tesla ficou claro que a empresa quer terminar o processo ainda este ano. Espera também que com o fim da construção da fábrica na China se possam focar acima de tudo nesta nova tarefa. Em pouco mais de 12 meses a fabricante americana quer estar a produzir os seus carros em solo europeu.

Exit mobile version