Se tem mais de 50 mil euros na sua conta, o seu banco vai informar o Fisco. Agora a novidade é outra! De acordo com informações, os stands de veículos automóveis estão obrigados a comunicar a venda de carros cujo valor seja superior 50 mil euros.
A comunicação tem de ser feita à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Há quem diga que vivemos num autêntico “Big Brother”. No entanto as políticas vão no sentido de combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. De acordo com o Correio da Manhã, os concessionários de automóveis têm de comunicar à ASAE a venda de carros cujo valor seja superior a 50 mil euros.
ASAE já tem informação de alguns novos proprietários
Desde o início do ano a ASAE já recebeu a informação de mil novos proprietários de viaturas consideradas de luxo.
Segundo o secretário-geral da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, em informações ao Correio da Manhã os automóveis…
.. são bens sujeitos a registo pelo que já existe, a priori, um controlo oficial sobre estes bens
Para a aplicação desta medida estão abrangidos os compradores de modelos como o A6 da Audi, o X5 da BMW, I-pace da Jaguar ou o Urus da Lamborghini.
A informação que foi comunicada em setembro de 2018, previa que todas as vendas acima de 15 mil euros fossem comunicadas. Tal medida já é aplicada em outros setores.
A ACAP terá, no entanto, sensibilizado a ASAE. Como resultado o valor base passou a fixar-se nos 50 mil euros.