Pplware

“Solar Paint”: a ideia futurista da Mercedes-Benz para carregar os seus carros elétricos

No sentido de potencializar a autonomia dos seus carros elétricos, a Mercedes-Benz está a desenvolver aquilo a que chama “Solar Paint”, uma ideia futurista para carregar os seus modelos.


O caminho dos carros elétricos não tem sido linear, havendo curvas e contracurvas a serem superadas pelas fabricantes, que lidam com uma tecnologia relativamente recente.

As marcas estão, aliás, a desenvolver novas soluções, no sentido de resolver alguns dos problemas associados à mobilidade elétrica, nomeadamente a autonomia, um senão para muitos potenciais clientes.

Por via de uma abordagem inovadora, a Mercedes-Benz anunciou que está a desenvolver uma pintura solar, que ajudará os seus carros elétricos a carregarem. Isto, sem recorrer a pontos de carga nem revestimentos com painéis solares.

 

Pintura solar da Mercedes-Benz procura oferecer mais autonomia aos elétricos

Enquanto outras fabricantes procuram integrar painéis solares nos seus veículos, de modo a alimentarem-nos em movimento, a Mercedes-Benz está a investigar “um novo tipo de módulos solares”, integráveis na carroçaria dos seus carros elétricos para o seu carregamento.

A Mercedes-Benz planeia que a “Solar Paint” tenha apenas cinco micrómetros de espessura e seja centrada numa “superfície fotovoltaica ativa”, que poderá ser aplicada sobre qualquer substrato, com uma taxa de eficiência de 20%.

Segundo a empresa, a sua “tinta solar” não conterá metais de terras raras ou silício e será baseada em “matérias-primas não tóxicas e prontamente disponíveis”, mais baratas de produzir e, também, facilmente recicláveis.

Esta “Solar Paint” da Mercedes-Benz seria aplicada aos seus carros elétricos e manter-se-ia “permanentemente ativa”, mesmo com o carro desligado. O excedente de energia poderia ainda ajudar a abastecer casas, por via de carregamento bidirecional.

 

Exit mobile version