Pplware

Será que a Tesla irá importar para a Europa o Model 3 feito na China para baixar o preço?

A Tesla tem feito um grande investimento para concentrar na China o fabrico dos seus veículos. Além de ter um mercado forte no país, a empresa está a construir a sua Gigafactory 3 em Xangai. A par disso, a fabricante está a apostar num preço mais atrativo do Model 3. É um efeito que poderá chamar a si o protagonismo do mercado dos carros elétricos. Desta forma, a pergunta que se impõe é se a empresa irá importar para a Europa o Model 3 de fabrico chinês, baixando assim o preço.

Segundo o próprio Elon Musk, a empresa está a todo o vapor a construir a GigaFactory 3. Esta unidade produzirá os Model 3 e Model Y destinados ao mercado chinês. Além de estar dentro do país, a Tesla poderá oferecer a outros mercados os seus dois modelos a melhores preços.


Tesla produzido na China é mais barato

Não é difícil percebermos a razão que leva a Tesla a estar tão focada no mercado automóvel da China. Atualmente os carros produzidos nos Estados Unidos são sobrecarregados pelas altas tarifas impostas pelo governo do país asiático.

No início desta semana, a empresa anunciou que poderia satisfazer os pedidos para o Model 3 produzido em Xangai, para a variante standard Gama Plus que irá custar cerca de 47.500 dólares. Desta feita, estamos perante um preço 7 mil dólares mais barato que a versão produzida nos Estados Unidos, versão essa então vendida na China até ao momento.

Segundo o que foi prometido pelo CEO da empresa, o esforço para concluir a fábrica deve permitir que as primeiras unidades Model 3 fabricadas na China apareçam em setembro.

No que toca às unidades produzidas, estas deverão começar a ser entregues dentro de 6 a 10 meses. Assim, a Tesla deverá ter tempo para refinar a linha de produção da Gigafactory 3. Inicialmente, o fabrico será ampliado pouco a pouco, sendo o objetivo inicial 3000 unidades semanais do Model 3.

 

A Europa pode beneficiar com as medidas de Trump

Com o preço a cair, poderá acontecer na Europa o que aconteceu nos Estados Unidos, no início. Trata-se assim de uma enxurrada de encomendas do Model 3 que não serão atendidas. Aliás, foi um pouco assim que aconteceu na Gigafactory 1 enquanto a empresa não conseguiu resolver vários problemas para atingir uma taxa de produção suficientemente elevada. Este cenário, na altura, causou inúmeros atrasos na realização dos objetivos de produção estabelecidos pela própria marca.

O cenário atual, com a ameaça de Trump de aumentar as taxas sobre os carros produzidos na Europa, poderá até ser favorável. Isto é, a Europa pode igualmente retaliar e o Model 3 vindo dos Estados Unidos sofrerá eventualmente um aumento de impostos.

Contudo, se se mantiver o cenário de crescimento da Tesla na China, o fabrico e importação para a Europa poderá sair ao lado desta guerra comercial que os Estados Unidos estão a travar com o Mundo. Assim, um Tesla Model 3 vindo da China poderá ter um preço mais económico e competitivo para mercados europeus.

 

Acordos entre a China e a Europa

A Europa e a China estão atualmente a estudar novos acordos comerciais para redução de tarifas. Além disso, está também em cima da mesa um possível acordo de livre comércio. Isso resultaria em importações muito mais baratas. Conforme a marca, o Model 3 Standard Range Plus, atualmente vendido em Portugal, custa cerca de 49 mil euros. Por outro lado, a versão da China poderá custar cerca de 42 mil euros (328.000 RMB).

Exit mobile version