Os bons exemplos são para serem seguidos e, cá para nós, os carros recondicionados podem ser exemplo de um bom negócio, em várias vertentes. Ora, seguindo os passos da Renault, a SEAT também vai renovar carros usados, em 2023.
A fábrica para este fim será instalada em Barcelona.
Conforme vimos aqui, há algumas semanas, a Renault abriu uma fábrica, em Sevilha, que tem em vista o prolongamento do tempo de vida dos carros. Com a Refactory Sevilla, a Renault vai conseguir garantir uma segunda vida útil aos carros usados, e oferecê-los com qualidade superior, a preços competitivos.
Essa ideia dos carros recondicionados, que já estava a ser desenvolvida pela Renault na Refactory de Flins, em França, parece ter inspirado a SEAT. A fabricante anunciou um projeto semelhante na sua fábrica situada na Zona Franca, em Barcelona.
SEAT também vai trabalhar em carros usados
A partir de 2023, a SEAT recondicionará carros usados, tanto da sua marca, como das restantes marcas do Grupo Volkswagen. Mais tarde, vai incluir um serviço de reparação, reutilização e reciclagem de baterias.
A primeira fase do plano, que implica o recondicionamento dos carros, exigirá entre 100 e 150 funcionários, e a seguinte recrutará 350 pessoas. Para já, a data estipulada para o início da segunda fase ainda não é clara.
O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, já autorizou o projeto. Afinal, a empresa está a dar maior prioridade à economia circular no âmbito da sua estratégia empresarial e dos consequentes objetivos que estabeleceu.
Uma das diferenças relativamente ao projeto da Renault passa pelos carros elegíveis. Isto, porque a Renault aceitará automóveis da concorrência.
Leia também: