Pplware

MWC19: SEAT Minimó – o elétrico que quer revolucionar a mobilidade Urbana

Decorre por estes dias em Barcelona o Mobile Word Congress onde as empresas tecnologias dão a conhecer ao mundo as suas novidades que chegarão ao mercado nos próximos dias. Além dos dispositivos móveis, há outras áreas que se destacam neste certame como é o caso da mobilidade Urbana.

A SEAT em exposição o Minimó, um veículo elétrico de dois lugares que quer revolucionar a mobilidade Urbana.


Chama-se SEAT Minimó e é, segundo a empresa que pertence ao grupo alemão Volkswagen, um veículo que combina o melhor do mundo dos carros e das motos, com o objetivo de reduzir a pegada ecológica na cidade. Este “microveículo”, é 100% elétrico e tem dois lugares.

O SEAT Minimó mede apenas 2,5 m de comprimento e tem 1,24 m de largura, ocupando 3,1m (muito menos que um carro convencional que ocupa 7.2m2).

Este veículo, que foi pensado para o negócio do “carsharing” e tem um design fantástico, tem uma bateria removível podendo reduzir os custos nesta área de negócio na ordem dos 50%.

De acordo com Luca de Meo, Presidente da SEAT, este é um carro hiperconectado que irá fazer uso da tecnologia 5G.

Destaque ainda para o facto deste veículo ter um sistema de inteligência artificial da IBM Watson – ‘Mobility Advisor’. Com esta plataforma, o veículo pode aprender as preferências de um utilizador e fazer recomendações personalizadas. Uma vez ligado à cloud da IBM, o veículo pode  adaptar-se dinamicamente às condições meteorológicas, criar relatórios de tráfego e coisas que acontecem na cidade .

O veículo é ainda capaz de identificar a idade do condutor. Se o condutor tiver 16 anos a velocidade máxima será de 45 hm/h. Caso tenha 18 ou mais, a velocidade máxima será estipulada para 90 km/h.

A autonomia deste veículo é de 100 km, mas como referido, uma vez que é possível trocar a bateria, o condutor pode ter sempre uma suplente.

Exit mobile version