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Renault Symbioz: fomos “viver a estrada” ao volante deste recém-chegado SUV

A Renault lançou um SUV equilibrado, com características de um carro familiar, linhas desportivas, recheado de tecnologia e adequado – diríamos nós – para uma família jovem. Mas será que o Renault Symbioz é um bom carro?


As expectativas para esta novidade da Renault já eram altas, quando, em maio, rumámos a Paris para o ver de perto e conhecer todas as suas especificidades.

A aparência moderna não desiludiu na altura, e a condução não defraudou agora, quando finalmente pudemos conduzi-lo e testar tudo o que a marca prometera.

É verdade que não ficámos deslumbrados, ou surpreendidos, muito do que vimos, segue a linha que já havíamos conduzido e conhecido em modelos da oferta Renault.

No fundo, 0 Symbioz passa o firme compromisso da marca gaulesa com o mercado automóvel, num momento em que ainda há um forte indefinição no futuro próximo.

Um carro para famílias jovens

Tal como já havíamos referido, o Symbioz está equipado com um motor híbrido, posicionando-se, essencialmente, entre o SUV compacto Captur, fortemente atualizado, e o Austral de tamanho médio.

Desenhado e construído sob a filosofia da Renault de “voitures à vivre”, ou “carros para viver”, este recém-chegado da marca é o sétimo SUV da sua gama e encaixa no que esta propõe como uma oferta em espelho.

Isto é, de um lado uma oferta dos 100% elétricos e do outro lado os carros a combustão:

 

Caracteríssticas técnicas do Renault Symbioz

Capacidade da mala

  • Com a 2.ª fila avançada/ recuada até ao limite (+ 132L) em litros: 492 / 624
  • Com a 2.ª fila avançada/ recuada até ao limite (+ 114 dm3) norma VDA em dm3: 434 / 548
  • Volume máximo (até à altura do banco) – banco traseiro rebatido: 1 582

 

Dimensões (mm)

  • Comprimento: 4 413
  • Distância entre-eixos: 2 638
  • Vão dianteiro: 892
  • Vão traseiro: 890
  • Largura com os espelhos recolhidos/ com espelhos colocados: 1 797/ 2 003
  • Largura via dianteira: 1 562
  • Largura via traseira: 1 547
  • Altura sem barras de tejadilho/ com barras de tejadilho: 1 575/ 1 584
  • Altura com a tampa da mala aberta: 1 575
  • Altura da plataforma de carga: 780
  • Altura ao solo em vazio: 169
  • Raio dos joelhos traseiros com a 2.ª fila avançada/ recuada até parar: 61/ 221
  • Largura à frente ao nível dos cotovelos: 1 396
  • Largura atrás ao nível dos cotovelos: 1390
  • Largura à frente ao nível dos ombros: 1372
  • Largura atrás ao nível dos ombros: 1340
  • Espaço em altura à frente: 889/ 879 – 939/ 929
  • Espaço em altura atrás: 849/ 849 – 906/ 908
  • Largura máxima da zona de entrada da mala: 953
  • Largura interior entre as cavas das rodas: 1012
  • Comprimento máximo de carga com o banco traseiro rebatido: 1687

 

Características técnicas da motorização

  • Motorização: E-Tech full hybrid 145
  • Combustível: Gasolina
  • Eletrificação: HEV 245V
  • Cilindrada [L]/[cm3]: 1.6/ 1598
  • Número de cilindros: 4
  • Número de válvulas: 16
  • Binário [Nm/tr]: 149 Nm @ 3600rpm modo ICE/ 205 Nm ICE+EV
  • Alimentação: Atmosférica
  • CO² gr/km WLTP: 105
  • 0 a 100 km/h (s): 10,9
  • Consumos L/100 km WLTP: 4,7

 

Modelo familiar e versátil, o Renault Symbioz consegue acomodar cinco adultos, mesmo com dimensões exteriores moderadas: 4,41 m de comprimento e 1,79 m de largura, com uma distância entre eixos de 2,64 m.

A versão Iconic está ao nível das melhores do segmento C, com as cores e materiais a assegurarem uma imagem distinta e moderna. O tecido dos estofos, em malha larga, apresenta um fragmento do logótipo do diamante nas costas dos bancos dianteiros.

A parte superior do painel de instrumentos apresenta um acabamento em alumínio escovado, enquanto a parte inferior é em TEP com pespontos visíveis.

O habitáculo é espaçoso, de facto, acomodando os passageiros confortavelmente. Atrás, para um espaço melhor repartido, dois passageiros tiram maior proveito do conforto.

Os materiais são duradouros, confortáveis e mostram o compromisso da marca com as responsabilidades ambientais.

 

Sim, a tecnologia é um trunfo

Com um design visivelmente moderno, capaz de responder até às famílias jovens mais exigentes, o Renault Symbioz oferece uma gama completa de equipamentos de alta tecnologia. De recordar que terão sido registadas mais de 150 patentes para a tecnologia apresentada neste E-Tech full hybrid.

O sistema multimédia OpenR Link, com Google integrado, dispõe de um ecrã tátil vertical de 10,4 polegadas, de série, em todas as versões, e de um painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas.

O teto panorâmico de vidro opacificante Solarbay potencializa o Symbioz, sendo uma das promessas da Renault para este modelo.

Esta tecnologia é muito simples de usar: basta deslizar o dedo pelo botão touch próximo à luz do teto – alcançável pelos ocupantes da frente -, ou acionar pelo comando de voz via Google Assistant, o que todos os passageiros, incluindo os de trás, podem fazer.

Aproveitando as oportunidades que a tecnologia oferece, a Renault equipou o seu Symbioz com 29 sistemas de ajuda à condução, incluindo a travagem automática traseira de emergência.

Desde o Active Driver Assist, que oferece o nível 2 de condução autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem de emergência automática, em caso de o condutor não detetar um obstáculo, e Safety Coach para recomendações em tempo real.

 

Mais tecnologias disponíveis no Renault Symbioz

Para segurança, a Renault equipou o Symbioz com:

  • Sistema ativo de travagem de emergência em cruzamentos;
  • Aviso de ângulo morto;
  • Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
  • Aviso de saída da faixa de rodagem;
  • Alerta de atenção do condutor.

Para a experiência de condução:

  • Controlo da velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade;
  • Aviso de distância;
  • Assistência ao Arranque em Subida.

Para as manobras de estacionamento:

  • Câmara de 360°;
  • Ajudas de estacionamento à retaguarda, à frente e laterais;
  • Alerta de tráfego cruzado à retaguarda;
  • Alerta de saída segura do ocupante.

 

Nova função E-SAVE contribui para um desempenho ótimo

Segundo revelado pela Renault, este modelo foi pensado com base na sua experiência na Fórmula 1, nomeadamente em matéria de recuperação e regeneração de energia, para assegurar um desempenho dinâmico e eficaz.

Combinando um peso moderado, um design aerodinâmico e a tecnologia E-Tech, o Symbioz promete consumos de 4,7 litros/100 km num ciclo WLTP (ciclo WLTP pendente de homologação) com emissões de CO2 de 105g/km, e uma autonomia de até 1000 quilómetros.

A nova função E-SAVE, ativada por via de um botão no painel de instrumentos à esquerda do volante, mantém a carga da bateria a um mínimo de 40%, assegurando um desempenho ótimo quando o automóvel necessita de mais potência, por exemplo, para transpor uma subida.

Levar o Symbioz a velocidades mais altas em autoestrada expõe o normal barulho do motor de combustão. Claro que, como nos habituámos ao silêncio do elétrico, estranhámos o zumbido do térmico.

Conduzindo a um ritmo tranquilo, seguro e equilibrado durante o nosso teste de estrada, notámos um consumo em estrada de 5,8 l/100 km, sempre com o ar condicionado ligado, não poupando ao conforto.

Outro aspeto sentido é que nas estadas de piso irregular ou mesmo sem piso, o Renault Symbioz não é o carro mais divertido de conduzir, embora pareça capaz o suficiente. A verdade é que este não foi pensado para ser divertido, mas sim para ser seguro.

O Symbioz tem um sistema que o incentiva a conduzir com mais segurança. Chamado de “Safety Coach”, este sistema classifica a nossa condução em tempo real e dá-nos uma pontuação de 0 a 100. Se, digamos, estivermos a conduzir muito perto do carro da frente ou não estivermos a manter os olhos na estrada o suficiente, seremos notificados.

O novo SUV está equipado com suspensão MacPherson à frente e eixo semirrígido atrás, ajudando a melhorar o controlo dos movimentos da carroçaria. A direção assistida está, também, calibrada para uma resposta mais rápida.

À pergunta se o Renault Symbioz é um bom carro, a resposta é natural: é um bom carro, mas precisa que o condutor saiba lidar com a tecnologia. Só assim tirará proveito de um veículo que pode ser eficiente e seguro. Pode deixar o carro conduzir sozinho, pode dar instruções por voz ao carro… mas tem de ter essa “intimidade” com o futuro… que já encontra neste SUV.

 

Preço e disponibilidade

O Renault Symbioz E-Tech full hybrid 145 já pode ser encomendado, estando as primeiras entregas aos clientes previstas para o último quadrimestre de 2024. Está, de momento, disponível em três níveis de equipamento: Techno, Esprit Alpine e Iconic.

Brevemente, a versão Evolution E-Tech full hybrid 145 irá juntar-se à gama, ao passo que, em 2025, está prevista a chegada de dois grupos propulsores mild hybrid.

Até à chegada da versão Evolution (a mais acessível da gama), o preço de entrada é de 34.500 euros (PVPR) na versão Techno.

Os preços começam nos 36.500 euros (PVPR) para a versão Esprit Alpine, e nos 38.500 euros (PVPR) na versão Iconic.

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