O segmento dos veículos elétricos continua a crescer tanto ao nível das ofertas, por parte das marcas, como ao nível do mercado de vendas.
Em Portugal a venda de carros elétricos caiu a pique em abril, talvez pelo fim da verba para os incentivos oferecidos pelo Estado, mas, no geral, nota-se um interesse cada vez maior por parte dos consumidores. No meio de tanta marca, qual será a que mais veículos elétricos vende na Europa?
A Matthias Schmidt lançou recentemente o resultado de um estudo que avalia os primeiros cinco meses de vendas deste ano, com o objetivo de saber qual a marca de automóveis que mais veículos elétricos comercializa.
Tesla é a que mais carros elétricos vende na Europa
Sem grandes novidades, o ranking é liderado pela norte-americana Tesla. Segundo os dados, em apenas 5 meses foram vendidas 25 966 unidades de Tesla 3 em toda a Europa.
Na segunda posição do ranking está o Renault Zoe, que é um dos carros mais populares na Europa. Os dados revelam que nos primeiros cinco meses do ano foram vendidos também 19 400 carros. De referir que a diferença para a primeira posição, ocupada pela Tesla, ronda os 25%.
A terceira posição pertence ao Nissan Leaf com 14 400 unidades vendidas (um crescimento de 3,4% face ao período homólogo de 2018).
Na cauda do TOP 5 encontramos ainda o BMW i3, com 12 300 carros vendidos (um crescimento de 38,6%) e na quinta posição está o Volkswagen e-Golf com 9 200 unidades vendidas (um incremento de 18,7%).
Tendo em conta os dados partilhados, facilmente se percebe que 20% do mercado dos elétricos pertence à Tesla. A empresa americana continua a mostrar que é a gigante deste segmento e que a concorrência segue longe.
Além das vendas, também o Tesla 3 mostrou ser o melhor elétrico no que diz respeito aos consumos/autonomia (ver artigo seguinte).