Procura um pneu que não fure? As evoluções no segmento têm sido muito interessantes, mas ainda faltam algumas coisas! Sabia que ainda não existem pneus que não furam? É verdade! Apesar das várias investigações, especialmente por parte da Michelin, para se arranjar uma solução, ainda não existe nada no mercado.
A empresa direcionada para o fabrico dos pneus revelou que os pneus que não furam irão chegar em 2024. Mas há outras empresas na corrida de ser as primeiras…
Qual será a primeira empresa que irá conseguir colocar no mercado um pneu que não fure? Michelin, Bridgestone ou outra? A Michelin é provavelmente a que vai mais avançada, mas a Bridgestone também já deu indicações que está no caminho de conseguir uma solução para breve.
Por agora apenas existem pneus RunFlat. A tecnologia RunFlat tem como objetivo minimizar o risco de acidente de viação e permitir ao condutor chegar a uma estação de serviço de automóveis para a substituição. Além disso, se utilizar este tipo de pneus, pode dispensar um pneu suplente para poupar espaço ou reduzir o consumo de combustível. Em caso de um furo, com os pneus RunFlat permitem circular entre 50 a 250 quilómetros, dependendo do fabricante, a uma velocidade máxima de 80 km/h.
Pneu que não fura ainda não existe…
Por agora só existem “proof of concept” (provas de conceito) de um pneu que não fure. A Bridgestone refere que a sua tecnologia poderá chegar já em 2022 e tem como base borrachas que não necessitam de ar. Esta solução de pneu deverá chegar inicialmente apenas a veículos de 2 rodas, começando pelas bicicletas.
A Michelin diz estar um pouco mais atrasada e só terá uma solução em 2024. A tecnologia terá o nome de Uptis (na sigla original Unique Puncture-proof Tire System) e não precisará de ar. A Michelin está a trabalhar em parceria com a General Motors.
Relativamente a este pneu da Michelin, como se pode ver no vídeo foram eliminas as paredes laterais e a almofada de ar foi substituída por uma estrutura em alumínio que liga o pneu diretamente à jante. O peso de todo o conjunto ronda os 22,5 kg.
É verdade que hoje em dia, pelo facto da limpeza das vias de circulação e bom piso, já não é muito comum furar um pneu… mas acontece. Como referido, a tecnologia só deverá chegar em 2024 pois há muitas variáveis em análise e estudo.