Pplware

Portugal vai ter 10 radares que calculam velocidade média

Nas estradas portuguesas já existem muitos locais onde foram instalados radares de velocidade (fixos).  Em breve serão instalados radares que registam a velocidade média na estrada.

Os novos equipamentos vão calcular se veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto.


ANSR vai comprar, ao todo, 30 radares de velocidade

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai iniciar, ainda este ano, a compra de 30 radares, dez dos quais vão medir a velocidade média a que os veículos percorrem um determinado troço de estrada, segundo o JN.

O reforço da Rede de Fiscalização Automática de Velocidade (SINCRO) já tinha sido anunciado há um ano, mas só este verão foi autorizado pelo Governo. Atualmente há 40 radares: 30 comprados em 2016, que se distribuem por 50 cabinas, e dez integrados no ano passado, incluindo oito na VCI do Porto.

Como funcionam os radares que calculam velocidade média?

O modo de funcionamento é simples. Num primeiro ponto é registada a matrícula e hora de passagem e depois outra radar, num outro ponto faz exatamente o mesmo registo. Com base na hora, é feito o cálculo do tempo que o veículo demorou a percorrer o percurso assim como a velocidade média.

Caso seja detetada uma infração, a informação da viatura é enviada para um centro de controlo.

Em Portugal a ANSR é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito.

No seu site, a ANSR disponibiliza informação sobre quais os equipamentos de fiscalização de trânsito que se encontram atualmente aprovados. Neste documento, é possível a marca e modelo dos seguintes equipamentos aprovados:

Leia também…

Exit mobile version