Portugal vai gastar 1,5 mil milhões de euros para criar 76 mil novos pontos de carregamento
Um dos maiores problemas associados aos carros elétricos é a rede de postos de carregamento. Esta tem de ser alargada para cumprir as metas definidas e garantir as necessidades dos utilizadores. Um estudo recente veio mostrar o futuro e revelar que Portugal vai criar 76 mil novos pontos de carregamento com um custo chegará aos 1,5 mil milhões de euros.
O estudo "Infraestruturas de Carregamento de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal", apresentado pela Mobi.e revela a realidade teremos no nosso país nos próximos anos. A análise prevê que, até 2025, serão criados mais de nove mil pontos de carregamento e mais de 76 mil até 2050, totalizando, nessa altura, mais de 80 mil.
O valor de investimento prevê até 2050 uma aplicação de capital que ronda os 1,7 mil milhões de euros, para cumprir o regulamento europeu "Alternative Fuel Infrastructure Regulation". Este investimento permitirá uma poupança adicional de 3,3 milhões de toneladas de CO2, com um benefício económico estimado de 1,9 mil milhões de euros.
Até 2050, serão instalados mais 7.750 pontos rápidos e mais 10.200 ultrarrápidos. Agora, a percentagem média de postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos encontra-se nos 37% em Portugal, um valor que está acima da média europeia de 20%. Relativamente aos pontos de carregamento para veículos pesados, o estudo prevê que sejam instalados mais 1.588 até 2050.
Outro dado relevante que o estudo apresenta é a potência da rede, que atualmente é de 216 MW (acima do valor necessário de 195 MW), mas com uma previsão de alcançar os 1.230 MW até 2030 e os 3.320 MW até 2050.
Este estudo demonstra que não é necessário ter um ponto de carregamento por cada alojamento, mas sim um carregador por cada 10 fogos, em zona de cidade, ou 2 carregadores por cada 10 fogos, em zonas suburbanas e rurais. Os dados da ACEA integrados no estudo revelam que é de considerar que a percentagem de carregamentos efetuados em postos públicos é de 67% nas cidades, 52% nas zonas suburbanas e de 57% em zonas rurais.
O estudo aborda ainda a criação de uma rede nacional de abastecimento de hidrogénio, para a qual se estima que sejam necessárias 37 estações de abastecimento até 2030, o que representa um investimento na ordem dos 219 milhões de euros.
Este artigo tem mais de um ano
Se o investimento for feito pelo estado acho que deveria arranjar forma de os equipamentos a instalar serem maioritariamente de fabrico português, como carregadores da EFACEC. Em relação às localizações não sei porquê que se continua a olhar para um carregador elétrico como se fosse uma bomba de gasolina, parece que são instalados em locais onde obrigatoriamente tem que se ficar a olhar sem fazer nada. Porquê não ficar perto das lojas, fábricas, restaurantes, centro comerciais, etc.
“instalados em locais onde obrigatoriamente tem que se ficar a olhar sem fazer nada. ”
Se for o de Fátima vais a pé até ao Santuário cumprir umas promessas.
Se for em Alcácer vais até à tasca lá do sítio ver a bola.
Em Alcacer costuma andar por lá um galo 😀
Não sei porque é que o Estado deixa a Galp montar postos de carregamentos , nunca funcionam. É boicote de certeza, só os de 11kw funcionam e nem sempres, hoje não funciona Leiria, e no Vasco da Gama shopping nem esses funcionam, 6 desligados. É uma vergonha
O problema é que só carregarem a 11kw AC e cobram como se fosse 22kW AC…
geralmente nesses 2 locais carrego em 10 minutos não dá para sair muito, menos do que meter combustível e ir para a fila pagar e voltar para o carro.
Ser fabrico português obrigatoriamente é proibido pela EU, por várias razões.
Além de que os carregadores da Efacec não têm lá grande fiabilidade… pelo menos é o que tenho visto por alguns sites.
20k por posto…
Vai mais uns impostos nos combustão/combustíveis rodoviários para pagar a factura.
Se fosse para outra tecnologia já não era, vinha tudo do céu.’looool
O problema está mesmo ai nos imposto que metem no carregador, caso contrario a Tesla já tinha aberto todos os postos necessários em PT, mas somos um pais diferente dos outros, pode ser que estes como vão ser pagos pela UE e não por portugal como diz a noticia não haja a passagem obrigatória pela Mobi.e
Os carregadores não têm imposto nenhum, alem do iva claro, o que se paga é o seu uso ou uma taxa de utilização.
O problema da tesla é que segundo a lei portuguesa todos os carregadores têm de estar ligados ao sistema da mobie e quem vende a energia tem de ser CEME (comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica), esta ultima é fácil, já a primeira não o é,. a tesla não está a alterar toda a sua estrutura de comunicação para suportar apenas os 8 pontos de carga que tem em Portugal, já que no resto do mundo tudo funciona bem e são aos milhares.
Nao tem imposto então o que é o IEC? O que é o IVA? Mais taxa de ocupação. Se for aqui ao lado a espanho pu no resto do mundo no posto tesla pago × pelo kw e é tudo legal cá em pt não e ponto final.
Isso é imposto da electricidade, e não do carregador. São 3 parcelas diferentes.
Eu faleo do iva.
Taxa de ocupação ? Que é isso ?
Exato, por isso é que o nosso sistema não faz sentido.
Vinha aqui escrever isso.
€20.000 por cada posto de carregamento vs €6.000.000 por cada estação de hidrogénio.
Claramente o hidrogénio vai ser um investimento rentável e não vai ser para atirar dinheiro dos contribuintes ao lixo…
Estamos em 2023 e daqui já se entende que vai dar asneira, gostaria de saber qual será a desculpa que vão usar para este investimento mal feito em 2050.
Realmente o investimento é parecido, 1,5 mil milhões (que eu já tinha lido algures antes deste boom de notícias que efectivamente são 15 mil milhões, portanto algum cortou um zero) vs 219 milhões.
Os alemães já gastaram mais de 1000 mil milhões na rede de hidrogénio em 8 anos e têm 1500 carros nas estradas + continuam a ter o combustível 50% financiado.
Coitados, devem ser os próximos a seguir a Dinamarca.
“1000 mil milhões”
1000 mil milhões?..¿ Fuoascasse ¡¡¡¡¡
Sim, tem o mil a mais.
1000 milhões.
Ah assim já acredito…
Não, é mesmo 1.5 milhões, e dá para instalar 76 mil carregadores, o que dá para vários milhões de carros por dia, já 37 estações de hidrogénio dá para abastecer cerca de 1800 carros por dia. Que grande desperdício de dinheiro.
Sempre com uma visão deturpada da realidade… Fala daquilo que não sabe. Acho que deve estudar mais o assunto ou então não ser tendencioso.
Será que assim passa?
https ://jornaleconomico.pt/noticias/necessarios-15-mil-milhoes-de-euros-em-pontos-de-carregamento-de-veiculos-eletricos-para-atingir-metas/
O que eu deturpei ?
Por ter estudado e por conhecer essa tecnologia é que digo algumas verdades inconvenientes.
Yamahia, ninguém tem a culpa que alguém se tenha esquecido da vírgula.
https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/amp/portugal-tem-de-investir-15-mil-milhoes-em-76-mil-novos-pontos-de-carregamento-eletrico-diz-mobie
“…o que corresponde a um investimento na ordem dos 15.000 milhões de euros”, concluiu o estudo “Infraestruturas de Carregamento de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal”
https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-23-Carros-eletricos-quantos-pontos-de-carregamento-faltam-para-Portugal-cumprir-meta–aa2d5959
Como disse num comentário que foi apagado, 19.7 mil€/carregador não chega para abrir o roço.
Estão errados nos números, até porque já se instalaram mais em Portugal e foi mais ou menos esse valor.
Ou não se lembra.
O que não faltam são notícias a falar do 1.5 mil milhões.
Como disse no comentário apagado…Curiosamente todas posteriores às 1ªs que asseveravam 15 mil milhões. Alguem se sentiu incomodado com o valor… Coincidências…
Ou já se esqueceu qt custa a infraestrutura para levar a potência necessária a um prédio no Restelo anterior a 2010?
Se quiser eu lembro-o.
Os iluminados querem hidrogénio… mas não querem assumir a realidade.
E o hidrogénio não precisa de puxadas de energia. Lool
Yamahia, um carregador rápido custa 20 mil, mas 95% dos 76000 são carregadores até 22 kw que nem 3 mil euros custam. A puxada para 20 deles é a mesma.
Seja que valor for, é para gastar até 2050, com 76000 mil carregadores já pode andar tudo a eléctrico e poupar muitos milhares de milhões de euros em importações de petróleo.
Aqui está o artigo da Mobi.e com o estudo com os custos, onde se confirma os 1.5 mil milhões de euros ou 1500 milhões de euros.
https://www.mobie.pt/w/estudo-mobi.e-prev%C3%AA-cria%C3%A7%C3%A3o-de-mais-de-76-mil-pontos-de-carregamento-de-ve%C3%ADculos-el%C3%A9tricos-at%C3%A9-2050
https://www.mobie.pt/documents/42032/140624/Estudo_Mobilidade_Portugal.pdf/8852d349-9500-886c-10c1-3b28889f6cfc?t=1698139704575
Conclusões:
Para garantir o cumprimento das metas para Portugal, é
necessário um investimento em 76 mil novos pontos
de carregamento, o que corresponde a um
investimento na ordem dos 1,5 mil milhões de
euros.
• A implementação dos novos postos prevista até 2050,
permitem uma poupança adicional de 3,3 milhões
de toneladas de CO2, o que representa um benefício
económico de cerca de 1,9 mil milhões de euros,
valor este que apenas quantifica as emissões de CO2 e é
superior ao investimento estimado.
• Para garantir uma rede de abastecimento de hidrogénio,
estima-se que sejam necessárias 37 estações de
abastecimento, representando um investimento na
ordem dos 219 milhões de euros.
Portanto comece a deixar de lado os órgãos de comunicação que nem sabem copiar um número…. lol
Só para a obra necessária para levar uma potência de 200 kw perto de cada um desses carregadores são 135 mil €.
https://www.acp.pt/eletricos/carregar-carro-eletrico/carregar-no-condominio
E ainda falta tudo o resto.
Por isso e como disse no comentário apagado, inclino-me mais para a veracidade das 1ªs notícias. Todas as que se seguiram adiantando um décimo desse valor cheiram-me a esturro e a uma rectificação mandada fazer à pressa para não parecer mal!
19.7 mil € por carregador só em sonhos. Mas cada um come o que quer!
Então mas acha que uma mentira repetida 20 x se torna verdade ?
Vai mesmo continuar a negar a fonte da informação ?
Já parece os negacionistas da terra plana, mesmo depois das evidências continuam sempre a negar. Looooool
Faço minhas as suas palavras.
135 mil custa a puxada para 200kw
Como é q vai ter carregadores a 19.7 mil €?pense homem.!!!!
E 135 mil já era há uns tempos. Entretanto o cobre aumentou e vai continuar a aumentar. E vamos lá a ver se haverá cobre em 2035.
Desde quando estes carregadores são para instalar dentro de prédios ?
Onde dizem que é 135 mil ? Esse valor já está mais que desatualizado, ao tempo que é sempre o mesmo. Já parece o outro que andava aqui a dizer que era 80 mim, depois já era 800 mil e até chegou a passar para 1.8 milhões para 6 carregadores. Enfim, a mobie não deve saber quanto custaram os 1200 carregadores que ficaram em 15 milhões, isto há 12 anos quando nem sequer havia mercado dos mesmos.
O problema é pensar muito e inventar ainda mais, quando tem os números à sua frente.
De onde vêm os 135 mil€? Não sabe ler?
5000-500×30
5000 é um trinta avos do custo de levar 200 kw ao prédio, 500 é o valor de uma wallbox.
Independente de para sejam direccionados os 200 kw seja para o condomínio seja para a barraca da feira o custo da infra-estrutura será a diferença na operaçao entre o levar e o instalar, ou seja 135 mil €. Capisce?
Você deve dedicar-se a inventar, coloca um artigo com informações falsas, uma das que notei logo era a do “avisar os vizinhos”, depois inventa nos custos.
Diz lá que, apesar de valores falsos :
“ Conta final: cerca de 5 mil euros de despesa (já com wallbox incluída) para cada uma das frações.”
Portanto é o custo de tudo incluído, e os 200 kw nunca chegavam bem a entrada do prédio.
Já agora, o custo de uma puxada de 120 kw ronda os 9 mil euros. Não lhe posso colocar aqui um link, mas tive a curiosidade de perguntar a uma empresa que instala postos rápidos.
Meu caro, se não percebeu as contas são muito simples.
Cada fracção paga 5000€se quiser carregar carros eléctricos. São 30 fracções. É só multiplicar e subtrair o valor dos 30 pontos de carga. 500€ para cada 1 chega e sobra.
Tem aí os 135 mil € para levar 200 kw a um determinado local que apenas pecam por defeito.
Adiante
Estes 135 mil são viáveis, caso o carregador não seja para instalar muito longe do transformador que transforma a alta-media em baixa tensão. Caso esteja ou o projecto resultará inviável ou o custo aumentará desmesuradamente pela montagem de novos transformadores.
Para um projecto desta natureza (76 mil novos pontos de carregamento) cheira-me que muitos mais postos de transformação terão q ser instalados, o que fará subir ainda mais o valor final da factura.
Isto tudo se os orçamentos não sofrerem derrapagens. Em PT somos pródigos em derrapagens.
Se são tão simples porque está a complica-las ? no máximo é 5000 por cada um para tudo, é o que lá diz, o que é falso ou está desatualizado, porque são valores que não fazem o minimo sentido.
“ Conta final: cerca de 5 mil euros de despesa (já com wallbox incluída) para cada uma das frações.”
Errado, são 5000 euros por cada para tudo, tanto para puxada, como para a instalação de cablagem de todos os carregadores e também para as wallbox, e até para o sistema de gestão, portanto a puxada custa uma fração desse valor que está errado.
Esse custo já está no projeto, por isso é que não custa nem 2000 mil euros um carregador, porque a grande maioria deles são carregadores pequenos de rua de 1000 a 3000 euros. Tem lá os custos no relatório que deixei, porque continua a inventar ?
Para cablagens internas e tomadas de 7kw,.500€ x30 chegam e sobram. Esse investimento já está subtraído no valor que lhe apresentei.
Agora vc vir dizer que os valores constantes do orçamento estão errados, é querer ser mais papista que o papa.
Olhe monte
um empresa de montagem de carregadores de 7kw em prédios com mais de 13 anos;e vá fazer instalações pelos valores que diz. Mercado não lhe vai faltar.
Então mas afinal a conta final não é conta final ?
“Conta final: cerca de 5 mil euros de despesa (já com wallbox incluída) para cada uma das frações.”
Não preciso de montar, só preciso de perguntar a quem as tem, não foi isso que eu disse ?
Qual orçamento ? não vi nenhum orçamento,
Está-me a dizer que a e-redes não sabe o custo ? tem aqui uma simulação feita agora mesmo, no site deles, para 200 kva trifásico a 600 metros do posto de ligação (599 porque não aceita 600 ou mais para simulação), totalizando 19600 + iva.
https://ibb.co/q7LZ1nY
A conta final sao 5mil x30 fracções=150 mil €.
Sempre referi 135 mil ou seja sempre descontei as fixas e cablagem internas. Duh.
Boa sorte em encontrar um posto de transformação a menos de 601 metros loolooloool
“Simulação de ligação à rede de Baixa Tensão…
Introduziu uma distância superior a 600 metros pelo o que é necessária uma análise técnica das condições de ligação à rede. Por esta razão não é possível obter uma estimativa para os encargos a suportar com a ligação. Para mais informação contacte-nos através dos nossos canais de atendimento.”
Mesmo que lhe saia a “lotaria” falta aí o IVA portanto são 24,15 mil €, o que já por si inviabiliza os 19,7 mil indicados por carregador. Entendido agora?
Por outro lado não estão contabilizados eventuais custos com terceiros que podem dar origem a uma bela maquia.
Caso para perguntar. Querem enganar quem? looolooolool
30 * 500 = 15000, então os cabos e todos os trabalhos de instalação, mão de obra, era a cargo de quem ? além de que nessa altura nenhum carregador de 7 kw custava isso, ou seja, era muito, mas muito mais.
Boa Sorte ? eles estão em todo o lado, ou pensa que passam baixa tensão para todo o lado ? nem sequer conseguem devido às quedas de tensão, dai a analise técnica.
Onde dizem que todos os 76 mil carregadores são todos rápidos ? só uma pequena parte dele é que são, se não me engano são 5% dos 76 mil, pelo menos era essa a recomendação.
Ninguém, você é que está a querer enganar a si próprio, aliás, como sempre.
Se o faz feliz, ponha lá 30 mil € na parcela a abater.
Não é isso que vai ter grande impacto no verdadeiro sugadouro de dinheiro nesta questão que é ligação à subestação.
“Boa Sorte ? eles estão em todo o lado, ”
Desculpe? Quer ligar 200 kw ao poste? lool
Nop. Não estão em todo o lado. Potências dessas têm que ser ligadas directamente à subestação.
Tive a ver e a mais perto daqui são cerca de 3 kms perto Pingo Doce de Loures.
Num raio de 600m dessa subestação tem muito pouca coisa. Tirando o proprio Pingo Doce, meia dúzia de empresas e uma cooperativa.
Se se afastar muito desta , se calhar já tem que começar a olhar para a subestação de Carriche 4kms ou Sacavem 10 kms.
No caso prático do Restelo, são 3kms até a subestação do Zambujal.
Estamos a falar de zonas fáceis densamente povoadas.
No Portugal profundo serão necessários várias dezenas de kms de cabo.
Portanto não tem subestações ao virar da esquina. Esses orçamentos de 600m são uma utopia. Ng. Quer mirar ou exercer a sua actividade debaixo de cabos de AT, MT e mesmo assim falíveis por via da componente possível indemnização a terceiros.
“Onde dizem que todos os 76 mil carregadores são todos rápidos ? só uma pequena parte dele é que são, se não me engano são 5%”
Conto praticamente 20mil (7.750 +10.200+1.588 )
Portanto 30% e não 5%
19.7 mil€ por carregador é uma treta de todo o tamanho. Mas pronto já estamos habituados as tangas que gravitam em redor deste negócio.
Parcela a abater não, segundo as suas contas tem se adicionar esse valor aos 15 mil dos carregadores e instalação. O que dá um valor quase 4x menor por habitação.
Subestação ? Precisa de uma subestação para quê? Isto não trabalha com alta-tensão, qualquer PT tipo armário tem mais que o suficiente para isso, nunca viu os PT que alimentam os 24 pontos dos SUC da tesla ? Chegam a ter 3 MW, aqui estamos a falar de uma fração disso.
Custo médio meu caro, um carregador de 350 kw custa muito mais que isso, e os de 22kw custam uma fração disso.
Diga antes assim: “ não quero que isto funcione”
Loool
https://www.erse.pt/infografias/eletricidade/index.html
Alta tensão só á saida da central de produção. Transformada
BT sai das subestações.
Então não viu o mesmo diagrama que eu, as subestações servem para transformar a alta em média, dai vai para perto da utilização, onde tem aquele transformado no poste, que transforma de média para baixa, são esses que os carregadores utilizam, aliás, nem tão acima, usam linhas de 1200v AC
Ah, não esquecer que não se fazem ligações de BT com mais de 600 metros, quando isso acontece é instalado um Posto de Transformação de Distribuição (PTD), portanto a distância máxima que existe desde qualquer habitação até uma ligação de media tensão, nunca é superior a 600 metros.
https://www.e-redes.pt/sites/eredes/files/2019-02/EDPDistribui%C3%A7%C3%A3o_Manual_Ligacoes_Rede_2018_9%C2%AA_edi%C3%A7%C3%A3o.pdf
É transformado em pontos de carregamento ultra rapido para telemoveis
Acho muito pouco
10K os outros 10K é para os amigos
O futuro.
Um estudo.. daí o estado fazer o que o estudo revela vai uma grande diferença.
Como alguém dizia mais acima, estas são das situações em que Portugal tem de aproveitar não só para instalar mas desenvolver/fabricar no próprio país.
É verdade que o turismo trás dinheiro quase imediato, mas é o desenvolvimento a médio longo prazo que dá estrutura ao país. E dá pena esta costa ser tão mal aproveitada.
Depois mete uma concessão naquilo para que fique a lucrar e nós a pagar manutenção
Já ajudava bastante se a rede Mobi.e deixasse de estorvar e permitisse à Tesla continuar a expandir os supercarregadores no país, como a marca tem feito em praticamente todos os outros países europeus…
+1
+2
+3
+4
Como o dinheiro (supostamente) é dos portugueses, prefiro que esse valor vá para a educação, saúde ou que ajude a aumentar os salários…
O Orçamento dá para chegar a tudo.
O problema da educação é dinheiro e gestão.
O problema da saúde é maioritáriamente gestão de pessoal e operações.
Temos infelizmente a idea que os problemas se resolvem atirando dinheiro mas a saúde tem provado que não é assim. Pena que dizer “vamos apostar em gestores de topo para gerir a saude” não dê votos.
Eu prefiro que fique nos bolsos dos portugueses. Isto tem tudo para dar mal resultado.
Para gastarem em raspadinhas ? Lool
cPElo menos gastam no que quiserem, não precisam de um “pai” para dizer onde gastar o dinheiro. O problema é que durante anos se tem tratado as pessoas como tótós, o governo está lá para ajudar sempre nas asneiras (como nos créditos pessoais e habitação acima das possibilidades e agora anda tudo À rasca) e, claro, o tipico de quem gosta de poder –> ter quando mais pessoas dependentes do estado.
Nem mais, mas em raspadinhas é mal gasto. Lol
Não tens filhos para educar? Queres ser agora pai dos portugueses e mandar no dinheiro deles fdp?
Tenho e não gasto em em raspadinhas fdp.
Nem vale a pena bater bolas com este, porque o JL não bate com o baralho todo.
Lamento mas quem não bate bem são vocês, quando não têm dinheiro é porque são pobres, depois quando há dinheiro já podem gastar em tudo o que lhes apetece.
Exato, por isso é que não têm quando é preciso. Loool
Portugal… um exemplo Europeu a não seguir na mobilidade eletrica… É esta a visão lá fora!
Concordo, basta ver o caso da Tesla que tem dificuldade em criar mais postos de carregamento devido a legislação portuguesa
Fonte?
Até acho que Portugal até está a avançar mais rápido para a percentagem de BEV que tem a circular
Castelo Branco tem 8 postos de carregamento da Tesla há mais de 2 anos que estão fechados, no entanto criaram 2 postos a 100 metros de outra empresa que entraram logo em funcionamento
Mais postos de abastecimento a construir do que casas a construir para Portugueses viverem…..O futuro deve passar por viverem em carros eletricos
Então também quer uma casa de borla ?
1 posto por cada 95 pessoas.
1.5 Biliões? Segundo alguns entendidos isso quase que dava para acabar com a fome no mundo.
1.5 mil milhões não é o mesmo que 1.5 biliões.
São 1500 milhões de euros.
what?
Exato.
por quantos dias?
Para isso precisava existir fome no mundo, a única fome que existe é do pessoal que faz jejum intermitente
Olha que o Ahmed não gostou do teu comentário…
A fome é ilimitada, como é que consegues acabar com a fome no mundo se os recursos são limitados?
Será que a rede elétrica aguenta?
Looool
A quase 20 mil euricos cada posto não admira que o carregamento saia ao preço de gasolina para a mesma distância. Para isso mais vale comprar plug in e não se preocupar com cargas quando se viaja.
Que desperdício de dinheiro. Os governantes bem tentam vender a narrativa do carro elétrico. Só acredita quem quer.
Desperdício é mandar dinheiro todas a semanas para aqueles que já não sabem o que fazer com ele.
Eu não acredito no governo, até porque não votei neles, mas acredito neste tipo de mobilidade, por isso a usar….