Pplware

Porsche Taycan: conheça o primeiro carro elétrico da marca de Estugarda

Foram vários os teasers e leaks relativamente ao Porsche Taycan. No entanto, a marca de Estugarda finalmente apresentou de forma oficial o seu primeiro carro totalmente elétrico.

A Porsche afirma que é uma nova página na sua história e, além disso, que o Taycan é um “desportivo de alta performance”. Em boa verdade, os 761 cv do Porsche Taycan Turbo S e os 2,8 s necessários para atingir os 100 km/h são prova disso. E já há preços para Portugal!


O Porsche Mission E concept evoluiu e agora é o Porsche Taycan. Assim, o primeiro carro elétrico da marca de Estugarda é oficial e honra todo o caráter dos veículos Porsche. Finalmente, depois de vários anos de desenvolvimento, este foi anunciado e os números são impressionantes.

Agora apresentado de forma oficial, ao longo das últimas semanas foram vários os teasers publicados pela Porsche, inclusivamente a notícia de que o Porsche Taycan tinha batido um recorde em Nürburgring.

De momento a Porsche deu a conhecer duas motorizações com um simbolismo muito forte para a marca. No entanto, fica um pouco desajustado quando falamos de carros elétricos. São assim o Porsche Taycan Turbo e Turbo S. Depois seguir-se-ão versões menos potentes e, ainda em 2020, a versão Cross Turismo. A marca alemã afirmou que, em 2022, o seu investimento total na eletrificação será superior a seis mil milhões de euros.

A potência máxima Taycan Turbo S é de 761 cv, o equivalente a 560 kW. O Taycan Turbo anuncia 680 cv, ou 500 kW. Quanto ao binário, o Turbo S consegue chegar a 1.050 Nm, e sendo um carro elétrico, esta força está disponível a partir do momento em que o condutor pisa o acelerador.

This day marks the start of a new era. The Taycan links our heritage to the future. It carries forward the success story of our brand – a brand that has fascinated and thrilled people the world over for more than 70 years

| Oliver Blume, Chairman da Porsche AG

Estas especificações concedem aos Porsche Taycan a capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos no Turbo S e 3,2 segundos na versão Turbo.

anterior próxima

Ambos os Taycan recorrem a dois motores elétricos síncronos, um em cada eixo, garantindo tração integral. Além disso, o motor elétrico, a transmissão e o inversor são combinados numa única unidade compacta.

Assim, conseguem alcançar a mais elevada densidade energética (kW por volume) de todas as unidades motrizes elétricas disponíveis no mercado atualmente. Além disso, a transmissão, de duas velocidades, foi buscar tecnologia à usada na Formula E.

O Taycan é o primeiro modelo de produção em série com tecnologia de 800 volts, quando o padrão atual são 400 volts. Com efeito, ao recorrer a esta tecnologia, podem-se percorrer 100 km com uma carga de apenas cinco minutos. Além disso, o carregamento de 5 a 80% é feito em 22,4 minutos, num carregador de 270 kW. É igualmente possível carregar o Porsche Taycan em casa com unidades de carga de 11 kW em corrente alternada.

A bateria tem 93,4 kWh de capacidade, enquanto o consumo do Turbo S é de 26,9 kWh/100 km e o Turbo 26 kWh/100 km. Estes valores traduzem-se numa autonomia de 412 km para o Turbo S e 450 km para o menos potente Turbo. Estes valores já se regem pela certificação WLTP.

Ainda não é conhecida a data de disponibilização do Porsche Taycan em Portugal. Não obstante, é possível efetuar reserva e já é conhecido o seu preço! O mais barato Taycan Turbo custa 158.221 euros e o topo de gama Taycan Turbo S estende-se até aos 192.661 euros.

Os clientes Tesla estão a demonstrar interesse no Porsche Taycan…

Exit mobile version