As fabricantes têm traçado planos para investir em modelos elétricos, apesar da descrença relativamente ao sucesso da sua adoção. Segundo a Porsche, no entanto, os carros elétricos conseguirão corresponder às margens de lucro dos modelos de combustão.
Depois disso, conseguirão ultrapassá-las.
Foi durante uma reunião de investidores que o chefe financeiro da Porsche, Lutz Meschke, disse que a evolução dos preços dos componentes estava a no bom caminho, apesar dos recentes aumentos apontados como um dos motivos para o insucesso dos elétricos.
No seguimento da intervenção, o chefe financeiro da fabricante afirmou ainda que, em dois anos, as margens de lucro dos carros elétricos serão iguais às dos carros de combustão.
Mais do que isso, Meschke acredita que a Porsche poderá mesmo aumentar essas margens, uma vez que os seus clientes estão dispostos a pagar mais por tecnologias novas.
Em números, isto significa que a margem de lucro de 16 % por unidade vendidas poderia ver-se aumentada para 20 %, a curto prazo, havendo espaço para aumentar ainda mais.
Um dos objetivos da Porsche passa por conseguir que, até ao final da década, oito em cada 10 carros vendidos sejam elétricos.
O nosso objetivo é expandir seletivamente os segmentos de maior margem e tirar partido das oportunidades de preços dos carros elétricos.
Explicou Oliver Blume, CEO da Porsche.
Neste momento, a Porsche precisa de procurar formas de financiar a transformação que quer levar a cabo, tentando contornar, com investimentos, os problemas de abastecimento que têm ameaçado a realização de objetivos de lucro.
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