Pplware

Polestar deixa de contar com a Volvo e passa a ser controlada apenas pela Geely

No papel a Polestar tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso no mercado automóvel. Esta empresa de carros elétricos usa toda a experiência da Volvo, associada à capacidade única da Geely. Se tudo parecia ser um casamento perfeito, a verdade é que a Volvo desistiu agora e passou o controlo da Polestar para a Geely.


É o adeus da Volvo à Polestar

Com o Polestar 4 a acabar de ser anunciado na Europa, surge agora uma novidade que não é de todo positiva para a marca. A Volvo, uma das principais participantes desta empresa, acaba de anunciar que irá libertar a sua participação, deixando o controlo completo à Geely.

Esta posição da Volvo era já conhecida há algum tempo e mostrava o seu desagrado pelos fracos resultados de vendas da Polestar no mercado. Assim, acaba de formalizar o que todos já esperavam, com a cedência da sua posição na marca em favor da outra participante, a Geely.

Com apenas 3 veículos à venda em vários mercados globais, esperava-se muito mais da Polestar, em especial no que toca às vendas. A marca tem constantemente abrandado neste campo e, segundo o seu CEO, a empresa está a caminho de ser rentável em 2025. Embora isso sejam boas notícias, são necessários mais 1,21 mil milhões de euros para chegar a esse ponto.

Geely assume o controlo da marca

A Polestar é propriedade da Geely e da Volvo, esta última com 48% das ações. No sentido de controlar o aumento dos custos, já foram dispensados 1300 funcionários. Por querer concentrar-se totalmente nos veículos elétricos, a Volvo precisa de mais dinheiro, e o plano é desfazer-se de parte da sua participação na Polestar e deixar marca ainda mais independente.

Sem surpresa, a Geely intervém com o seu proprietário, Li Shufu, a confirmar que pagará esta conta. A Geely controla 79% da Volvo e o restante da Polestar, o que faz esta ser uma grande jogada, já que vai simplesmente transferir dinheiro de uma empresa e investindo na outra.

O mercado respondeu de forma muito positiva a esta mudança, com as ações da Volvo a subirem 30% após o seu anúncio. Esta é uma boa notícia tanto para a Volvo como para a Polestar, tendo esta última tido a oportunidade de se abrir um pouco ao mercado e a novos investidores.

 

Exit mobile version