A Ford está com “um verdadeiro problema em mãos”. Aparentemente, a fabricante está a ver o seu stock de carros elétricos a aumentar e a procura a não corresponder à expectativa.
Falamos de carros elétricos e do quão motivadas estão algumas fabricantes para a transição. Contudo, é possível que elas estejam mais entusiasmadas com as baterias do que os próprios clientes.
Um concessionário da Ford revelou que a fabricante está com “um verdadeiro problema em mãos”, porque, no Estados Unidos da América, o stock de carros elétricos está a ser superior à procura real dos clientes.
A previsão da Ford foi demasiado otimista, considerando, por exemplo, os recentes cortes de preços anunciados pela Tesla, que têm conquistado os consumidores.
No segundo trimestre de 2023, o inventário disponível do Mustang Mach-E era o dobro do disponível durante o mesmo período do ano passado. As vendas, por sua vez, caíram 21%, em relação ao ano anterior.
Apesar dessa acumulação de stock e de alguns concessionários se estarem a mostrar céticos em relação à estratégia da fabricante – a ponto de terem recusado a adjudicação de novos modelos elétricos -, a Ford vai continuar a investir na eletrificação.
Até 2026, a Ford vai investir 50 mil milhões de dólares no desenvolvimento de carros elétricos, garantindo, já no próximo ano, uma gama de quatro automóveis de passageiros e cinco carrinhas, na Europa.