A Mercedes apresentou o seu primeiro SUV desportivo elétrico, o novo EQE. Nós não quisemos perder a estreia e trazemos-lhe os highlights deste marco na estratégia de eletrificação da marca. São elétricos de excelente qualidade, preços a condizer e um toque desportivo luxuoso. Um conceito cada vez mais requisitado.
O primeiro SUV desportivo elétrico da Mercedes-AMG foi apresentado como o modelo mais versátil da marca, com uma cadeia cinemática puramente elétrica e orientada para o elevado desempenho. Esta novidade representa um marco importante na estratégia de eletrificação da AMG.
A marca alemã quer destacar-se pela qualidade das suas carroçarias, interiores e motores capazes de oferecer ao condutor prestações de alto desempenho. Desportivos rápidos, com a mítica assinatura AMG e um modelo mais em conta, que não é barato, mas é recheado de conforto, qualidade de construção e muito bom gosto.
O interior deste novo modelo é altamente dominado por características AMG, reforçando o estilo da marca. Além disso, está equipado com um largo leque de equipamentos que realçam a sua identidade:
- Painel de instrumentos e frisos centrais em pele sintética ARTICO na cor cinza espacial, com granulado NEOTEX e pesponto vermelho
- Painéis centrais das portas e transição desde a consola central até ao painel de instrumentos em microfibra MICROCUT preta, com pesponto vermelho
- Volante AMG Performance com revestimento em pele Nappa, secção inferior achatada, revestimento perfurado nos apoios das mãos, patilhas em alumínio para regular os vários níveis de recuperação de energia e botões para a atribuição individual das regulações específicas AMG
- Pedais desportivos AMG, tapetes AMG e painéis de proteção das embaladeiras das portas com inscrição “AMG” (iluminados com revestimento permutável)
O SUV desportivo elétrico da Mercedes-AMG tem uma capacidade de carga de 520 até 1.675 litros.
Seguindo a sua linha identitária, o exterior também lhe faz jus: dimensões generosas, menos quantidade de juntas entre painéis, transições contínuas e proporções dinâmicas, que realçam o seu cunho desportivo. Além disso, destaque também para as jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas, de 21 ou 22 polegadas.
Tecnologia não pode faltar! E a Mercedes sabe disso
No interior, o condutor tem à disposição o MBUX Hyperscreen: um display em vidro curvo de grandes dimensões. Com software adaptativo, o MBUX adapta-se totalmente ao utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo.
O formato de som Dolby Atmos coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar, em combinação com o sistema de som surround 3D Burmester.A atual geração dos sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de assistência ao condutor. O equipamento de série geral do EQE SUV inclui ATTENTION ASSIST, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas são apresentados numa vista de ecrã total no painel de instrumentos.
O assistente de voz “Olá Mercedes” tem uma capacidade de diálogo e de aprendizagem extremamente elevada com a ativação dos serviços online na app Mercedes me. Adicionalmente, certas ações podem ser realizadas mesmo sem o comando de voz de ativação “Olá Mercedes”. Mais ainda, explica as funções do veículo e, por exemplo, pode ajudar quando é solicitado para explicar como se pode ligar um smartphone através de Bluetooth ou onde se encontra o kit de primeiros-socorros.
Mercedes apostou numa condução digna de desportivo
Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. Num motor síncrono de excitação permanente, o rotor do motor AC está equipado com ímanes permanentes e portanto não necessita de ser alimentado com energia. Os ímanes – e desta forma o rotor – seguem o campo magnético rotativo nos enrolamentos do estator. No EQE SUV, a Mercedes-Benz utiliza o designado enrolamento de atração para obter um campo magnético particularmente forte.
O motor é designado de síncrono, porque o rotor roda à mesma velocidade de rotação do campo magnético do estator. A frequência é ajustada nos conversores da eletrónica de potência de acordo com os requisitos de velocidade do condutor. As vantagens deste conceito incluem a elevada densidade de energia, a elevada eficiência e a elevada constância da energia. O motor no eixo traseiro é extremamente potente devido às seis fases: integra dois enrolamentos, cada um com três fases.
A elevada potência contínua e as múltiplas acelerações sem perda de potência caracterizam a qualidade da cadeia cinemática do EQE SUV. Isto inclui um conceito térmico sofisticado com algumas características especiais.
Além de tudo isto, O EQE SUV disponibiliza vários níveis de recuperação de energia. Neste processo, a bateria de alta tensão é carregada através da conversão do movimento rotativo mecânico em energia elétrica durante a desaceleração ou a travagem. O condutor pode selecionar manualmente o nível de desaceleração (D+, D, D-) bem como a função de circulação em roda livre através das patilhas de mudanças atrás do volante. Também disponível: DAuto.
Assistente ECO também permite a recuperação otimizada em função da situação; a maior ou menor intensidade da desaceleração resulta na máxima eficiência do estilo de condução. O equipamento de série geral do EQE SUV com sistemas de assistência à condução inclui:
- ATTENTION ASSIST
- Assistente Ativo de Travagem
- Assistente Ativo de Faixa de Rodagem
- Pack Parking com câmara de marcha-atrás
- Assistente de Limite de Velocidade
O estado e a atividade dos sistemas de assistência à condução são apresentados numa vista de ecrã total no painel de instrumentos.
Com o EQE da Mercedes-AMG, o carregamento não será um problema
O sistema de carregamento de última geração está localizado acima do eixo traseiro do EQE SUV. Pode ser utilizado para carregar a bateria através de um posto de carregamento público com corrente alternada monofásica ou trifásica e tem uma potência de carregamento opcional até 22 kW.
Os clientes têm à disposição estações de carregamento residenciais inteligentes dos parceiros nacionais nos mercados individuais. Para o carregamento rápido com corrente contínua, o modelo está equipado com um sistema de carregamento rápido DC com uma potência de carregamento até 170 kW.
O EQE SUV fornece três programas de carregamento – Standard, Home e Work. Nestes, podem ser predefinidos parâmetros, como a hora da partida, o controlo da climatização e o nível máximo de carregamento.
Preço
A versão mais barata deste EQE SUV (EQE 350+ SUV), com jantes de 19” e com autonomia elétrica combinada de até 578 km está disponível pelo preço base de 74.748,90€ – e por um preço indicativo + IVA de 91.950 €.
Para outros valores mais elevados, o consumidor tem à disposição o EQE 500 4MATIC SUV (84.220,44€ + IVA), o Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC SUV (105.602,56€ + IVA) e o Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ SUV (117.797,68€ + IVA).
Os veículos já podem ser encomendados e a Mercedes pretende começar a entregar as unidades até ao verão.
O Pplware agradece à Sociedade Comercial C. Santos a oportunidade de conhecer os veículos apresentados.