A Tesla tem conseguido desenvolver sistemas que tornam o roubo dos seus veículos numa tarefa “quase impossível”. No entanto, a verdade é que os ladrões têm conseguido levar as viaturas, mesmo que a empresa refira que há uma taxa de recuperação perto dos 100%.
As técnicas para roubar um Tesla têm sido afinadas. Temos visto que há ataques que recorrem à engenharia social e também há outras que assaltam os sistemas eletrónicos da “chave física” das viaturas. Desta vez levaram um Model S com um “hack” à chave.
Um dono de um Tesla, que gravou os ladrões a roubar o seu Modelo S com um “hack” ao sistema de entrada passivo, publicou o vídeo no YouTube para que todos nós possamos assistir (e aprender).
O vídeo dá conta do método usado, os larápios usam um tablet para, aparentemente, captar o sinal passivo da chave, de seguida usam os dados para abrir o veículo. Curiosamente, os dois assaltantes não foram assim tão rápidos, isto porque não sabiam onde estava o botão, no interior da viatura, que desliga o cabo de carregamento!
Sistema de proteção não estava a ser usado pelo proprietário
Este tipo de assalto, recorrendo à captação dos dados que a chave envia para o veículo, para posteriormente usarem esses dados retransmitidos por outro dispositivo, já havia sido contornado pela Tesla. A empresa implementou recentemente recursos para impedir o roubo destas informações transmitidas pelo sistema de entrada passiva, mas o proprietário timidamente admitiu que não os usou.
Ou seja, ele não ativou o recurso “PIN to drive” que requer um código adicional para poder colocar o carro em marcha. Além disso, o proprietário também deixou a entrada passiva – que abre o carro quando se chega perto dele com o fob (chave física que parece um Tesla em miniatura) – ativado, o que permitiu que, a chave estando dentro de casa pudesse estar a transmitir o sinal ao veículo, que estava estacionado do lado de fora.
Mesmo assim, se esta chave tivesse a chamada “bolsa de Faraday”, uma capa em que serve para guardar a fob (chave física) e impedir a transmissão passiva, teria impedido os ladrões de captar os sinais. Mas nem isso estava a ser usado!
Os veículos da Tesla raramente são roubados em comparação com outros modelos, mas uma série de roubos recentes no Reino Unido podem ter usado este método ou algo semelhante.
Recomendação:
Se tem um Tesla e o deixa fora de casa, perto de onde tem a chave física, é altamente recomendável ativar o PIN para proteção extra, permitindo controlar melhor a opção de entrada passiva.
De qualquer forma, como Kennedy aponta:
…isto não nega o facto de que eu sou vítima de roubo e esses dois devem ser presos.
As imagens estão a ser propagadas para ver se são reconhecidos, denunciados e presos.