A forma como a Tesla gere as encomendas e as entregas dos seus carros elétricos é única. A marca dispensa de forma quase total os seus stands e as encomendas são quase todas realizadas online e sem uma presença física.
Contrariando o que se pensavam ser os planos da marca, surge agora uma informação importante. A Tesla parou de aceitar encomendas para os seus Model S e Model X fora dos EUA. Esta é uma decisão temporária, mas que tem impacto nos restantes mercados.
Esta decisão é recente e foi comunicada a todos os clientes da Tesla que têm encomendas feitas para o Model S ou o Model X. Num email enviado a estes clientes, a Tesla detalha o processo e as limitações que está a impor às encomendas.
A fim de agilizar a entrega dos pedidos existentes, incluindo o seu pedido do Model X, tanto quanto possível, no momento não estamos a aceitar novas encomendas do Model S e do Model X de mercados fora da América do Norte
Nessa missiva a marca americana explica que vai interromper as encomendas por uma razão simples e de logística. Quer garantir que as encomendas que estão feitas são entregues em tempo útil e que não existem entraves nos tempos definidos.
Mesmo com estas mudanças, tudo aponta para que a Tesla esteja com um excesso de encomendas e com dificuldades e entregar os carros elétricos que foram já encomendados. A mensagem que enviou declara ainda quando é prevista a entrega dos carros encomendados.
O seu modelo X está quase pronto para ser entregue. Atualmente, esperamos que os embarques para fora da América do Norte comecem no segundo semestre de 2022.
O que está apontado para as entregas fora dos EUA é bem longe dentro de 2022. A Tesla revela que as entregas dos Model S e Model X comecem a ser feitas nos restantes mercados só no segundo semestre do próximo ano.
No email enviado a Tesla abre ainda uma última possibilidade aos utilizadores. Estes podem cancelar as encomendas e receber de o adiantamento feito. Podem ainda alterar a encomenda e mudar para outro modelo.
Email completo da Tesla – Em inglês
Hello [name],
We are contacting you regarding the timing of your Model X order. As we expand production capacity, the launch dates for markets outside of North America have been postponed. We will inform you of the delivery times through your Tesla account when production begins.
Your Model X is getting closer to delivery. We currently expect shipments outside of North America to begin in the second half of 2022.
In order to expedite the delivery of existing orders, including your Model X order, as much as possible, we are currently no longer accepting new orders for the Model S and Model X from markets outside of North America.
The price of your Model X will continue to be the same as it was when you placed your order, unless your vehicle configuration has been changed. To apply your order fee to another model, or to receive a full refund, request a call to speak directly to a Tesla representative.
We apologize for any inconvenience this may cause.
Kind regards,
Your Tesla Team Testa
Fica também claro que os preços não vão ser alterados para estas encomendas e os clientes vão pagar o que está definido. Este deverá ser um processo que demorará alguns meses e que deixa assim os potenciais novos clientes longe dos Model S e Model X da Tesla. Certamente que terá impacto nos resultados trimestrais da empresa em breve.