Pplware

Vídeo mostra robôs SpotMini da Boston Dynamics a puxar um camião

A empresa Boston Dynamics tem surpreendido o mundo, nos últimos anos, com criações fantásticas no mundo dos robôs. A entidade, outrora parte do grupo Google, derruba limites no que toca às criações que desafiam as funções humanas. A fim de exibir provas de utilidade e prontidão, foi publicado um vídeo onde 10 SpotMini mostram o seu poder ao rebocar um camião.

Esta é uma demonstração que este robô está pronto para o mercado. Desta forma, iremos contar com os equipamentos aplicados da segurança privada ao uso doméstico.


10 robôs SpotMini puxam camião como se de renas se tratassem

A empresa americana disponibilizou um vídeo onde 10 robôs puxam um camião como se fossem renas a puxar um trenó. Surpreendentemente, o camião, com várias toneladas, tem pela frente um batalhão de quadrúpedes que, de forma sincronizada, arrastam o veículo numa estrada com inclinação de 1 grau.

Havia um condutor ao volante durante a demonstração, provavelmente para evitar acidentes, mas o veículo em si, estava em ponto morto.

A Boston Dynamics construiu o SpotMini totalmente elétrico como um robô quadrúpede que pesa 25 quilos (30 kg com o braço). A máquina pode funcionar até 90 minutos, dependendo do que está a fazer. A vida útil da bateria é provavelmente muito menor do que uma hora e meia quando estiver a “transportar” estes camiões.

 

Robô com caraterísticas prontas para o mercado

Além da sua forte estrutura motora, o robô possui câmaras de visão 3D e um conjunto de sensores para navegação. Assim, conforme referem, a máquina é a mais silenciosa que já construiu e está quase pronta para ser comercializada.

Os SpotMinis agora estão a sair da linha de produção e “estarão disponíveis para uma variedade de aplicações em breve”. Na descrição técnica do robô refere que este pode transportar cargas até 14 quilogramas. Além disso, nalgumas configurações traz um braço que permite manipular objetos, abrir portas e desviar obstáculos. Assim, o robô pode ser usado para desempenhar funções em armazéns ou até mesmo em missões de busca e salvamento no futuro.

Preço e outros aspetos comerciais, pouco ou nada se sabem. Contudo, esta demonstração de forma e coordenação, além da conhecida agilidade, abre portas a um infindável mundo de oportunidades. Estará já o mundo preparado para estes “seres”?

Exit mobile version