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Grupo chinês Nevs comprou empresa que fabrica motores elétricos nas rodas

As tecnologias que suportam os carros elétricos estão ainda numa fase de desenvolvimento, inspiram-se ainda dos conceitos tradicionais. Contudo, há várias novas abordagens, como, por exemplo, colocar os motores dentro  de cada roda. Dessa forma, a própria UE está a promover o projeto EVC1000, onde uma das premissas é o motor estar montado na roda. Assim, não é de estranhar o interesse e investimento do grupo chinês Nevs na empresa Protean Electric, que fabrica motores elétricos nas rodas.

Conforme temos visto, os carros elétricos podem ser mais avançados apostando em tecnologias revolucionárias, no segmento automóvel. Este parece ser um desses casos.


Carros elétricos com motores em cada roda

O grupo chinês Nevs (National Electric Vehicle Sweden AB) adquiriu a empresa britânica Protean Electric. Segundo as informações, esta empresa é conhecida por desenvolver nas rodas os motores (motores de cubos) para os carros elétricos. A NEVS assumiu o que restou da Saab em 2012, após a falência da marca pertencente à General Motors. Assim, na empresa, o foco está no desenvolvimento do seu NEVS 9-3 baseado no Saab 9-3 original.

A Protean Electric é uma empresa inovadora e líder no desenvolvimento de motores de rodas, fundada em 2008 nos Estados Unidos.

 

Motores à roda mais eficazes que os motores elétricos em uso

Além de poder manter a sua independência criativa, apesar de ter sido comprada pela NEVS, esta equipa mantém o controlo a 100% dos trabalhos. Deste modo, a nova colaboração permitirá que a NEVS melhore os seus motores e carros elétricos, tendo acesso às tecnologias desenvolvidas pela Protean Electric até o momento.

Os motores das rodas são mais eficientes do que os motores elétricos montados no eixo. Embora não seja hoje uma aposta em massa, este sistema permite uma maior flexibilidade na sua utilização nos carros elétricos, aproveitando ao máximo o espaço disponível para montar ainda mais capacidade da bateria.

O mercado para este tipo de motor foi avaliado num valor estimado de 322 milhões de dólares em 2018. Além disso, estima-se que continue a crescer para um valor de 2 641 milhões de dólares até 2025.

 

Grupo chinês também tem na mira os supercarros Koenigsegg

2018 também foi palco de uma aproximação do grupo chinês a uma marca de supercarros. A NEVS adquiriu 20% das ações da fabricante sueca de supercarros Koenigsegg. Assim, parece que a NEVS está-se a preparar para o futuro elétrico, adquirindo novas empresas relacionadas a este setor.

Deste modo, não surpreende que a Nevs tenha já anunciado os seus planos para começar a produção de carros elétricos este mês de junho. Na base, a empresa terá toda a estrutura tecnológica e empresarial da extinta Saab e sua participação na Koenigsegg.

Segundo a empresa, no radar está o objetivo de produzir 500 000 a 1 milhão de unidades de carros elétricos nos próximo 3 anos. Estas ambições parecem bastante otimistas para um fabricante que hoje ainda não começou a produzir veículos elétricos. Contudo, não falta know conjugando a sua capacidade de produção na China ou na Suécia.

A sustentar muita da sua ambição, além das aquisições e participações em conhecidas marcas, estão mais 160 patentes que possui ao redor do globo. Em causa estão patentes relacionadas com controlo e fabrico dos motores elétricos e sistemas eletrónicos de potência. No entanto, a empresa refere que tem mais 150 patentes pendentes.

Posteriormente, quando o NEVS 9-3 for lançado, a sua autonomia será de cerca de 300 km. Igualmente a marca fornecerá a possibilidade de atualizar o sistema remoto, terá um ponto Wifi e um filtro de partículas que purificará 99% dos elementos externos.

Assim, com tecnologia Saab, Koenigsegg e Protean Electric, a empresa chinesa poderá fazer a diferença. Contudo, há ainda muitos obstáculos a ultrapassar, a forte concorrência é apenas um deles.

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