Devido aos números trágicos registados nas estradas, a União Europeia começou a ser pressionada para impor limitador automático de velocidade nos carros novos.
Esta semana a Comissão Europeia aprovou a imposição de um limitador de velocidade para carros produzidos a partir de 2022 e uma caixa negra idêntica à dos aviões!
De acordo com Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, só nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias devido aos excessos de velocidade… e nesse sentido é preciso tomar urgentemente medidas.
Esta terça-feira, a Comissão Europeia aprovou, diretrizes que criam um novo padrão de segurança para a produção de automóveis a partir de 2022. Ao todo são 15 as melhorias sugeridas, que vão desde a instalação de um sistema inteligente de limitação de velocidade a câmaras para monitorizar as condições do condutor.
Novos Sistemas Obrigatórios
- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
Limitador de velocidade, o que é?
O limitador de velocidade é um sistema que permite ao condutor estabelecer uma velocidade máxima a que deseja conduzir. Diferencia-se do regulador e do cruise control porque não obriga a conduzir sempre à velocidade definida, só atuando quando o condutor excede o limite estabelecido.
A limitação automática de veículos pode também ser feita à custa de uma câmara instalada no carro que reconheça o limite de velocidade imposto em cada via e ajuste automaticamente a sua própria velocidade àquele limite.
De acordo com um estudo revelado esta segunda-feira pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC), só nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias. António Avenoso, diretor-executivo do ETSC, defende que a solução passa por, tal como os cintos de segurança, os limitadores automáticos de velocidade devem ser instalados em todos os carros como standard e não como um extra opcional.
Tecnologias inteligentes, com eficiência de custos e comprovadas, tais como a travagem automática de emergência e a assistência inteligente de velocidade poderiam ser tão importantes para salvar a vida de crianças como os cintos de segurança.
António Avenoso, diretor-executivo do ETSC
Com estas mudanças, a Comissão Europeia espera salvar mais de 25 mil vidas e a evitar pelo menos 140 mil feridos graves até 2038. Em 2050 a UE espera reduzir a para zero o número de mortos e feridos graves.