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UE: Gosta de acelerar? Em 2022 os carros vão ter limitador de velocidade

Devido aos números trágicos registados nas estradas, a União Europeia começou a ser pressionada para impor limitador automático de velocidade nos carros novos.

Esta semana a Comissão Europeia aprovou a imposição de um limitador de velocidade para carros produzidos a partir de 2022 e uma caixa negra idêntica à dos aviões!


De acordo com Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, só nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias devido aos excessos de velocidade… e nesse sentido é preciso tomar urgentemente medidas.

Esta terça-feira, a Comissão Europeia aprovou, diretrizes que criam um novo padrão de segurança para a produção de automóveis a partir de 2022. Ao todo são 15 as melhorias sugeridas, que vão desde a instalação de um sistema inteligente de limitação de velocidade a câmaras para monitorizar as condições do condutor.

Novos Sistemas Obrigatórios

Limitador de velocidade, o que é?

limitador de velocidade é um sistema que permite ao condutor estabelecer uma velocidade máxima a que deseja conduzir. Diferencia-se do regulador e do cruise control porque não obriga a conduzir sempre à velocidade definida, só atuando quando o condutor excede o limite estabelecido. 

A limitação automática de veículos pode também ser feita à custa de uma câmara instalada no carro que reconheça o limite de velocidade imposto em cada via e ajuste automaticamente a sua própria velocidade àquele limite.

De acordo com um estudo revelado esta segunda-feira pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC), só nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias. António Avenoso, diretor-executivo do ETSC, defende que a solução passa por, tal como os cintos de segurança, os limitadores automáticos de velocidade devem ser instalados em todos os carros como standard e não como um extra opcional.

Tecnologias inteligentes, com eficiência de custos e comprovadas, tais como a travagem automática de emergência e a assistência inteligente de velocidade poderiam ser tão importantes para salvar a vida de crianças como os cintos de segurança.

António Avenoso, diretor-executivo do ETSC

Com estas mudanças, a Comissão Europeia espera salvar mais de 25 mil vidas e a evitar pelo menos 140 mil feridos graves até 2038. Em 2050 a UE espera reduzir a para zero o número de mortos e feridos graves.

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