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Giga Train: Tesla estreou um comboio totalmente elétrico para os seus funcionários

A Tesla está na vanguarda da mobilidade elétrica, à qual se dedica desde a sua fundação. Assim sendo, não seria estranho que, além dos carros elétricos, a empresa estivesse a desenvolver um comboio. Embora não seja uma criação sua, o primeiro Giga Train totalmente elétrico foi estreado na Alemanha, para transporte de funcionários, mas não só.


Líder global em matéria de carros elétricos, a Tesla adotou, também, um comboio elétrico, que vai ao encontro da missão da empresa: “acelerar a transição para as energias renováveis”. Este comboio Mireo Plus B da Siemens, detido pelo estado alemão Baden-Württemberg, está a ser alugado pela Tesla e é operado pela Niederbarnimer Eisenbahngesellschaft (NEB), uma empresa ferroviária regional privada da Alemanha.

O Giga Train é o primeiro comboio totalmente elétrico e alimentado por baterias utilizado pela empresa norte-americana e fez a sua estreia na Alemanha, recentemente.

Estamos particularmente satisfeitos com o facto de o shuttle train da Tesla ser agora elétrico a bateria, porque está simplesmente em linha com a missão da nossa empresa: acelerar a transição para as energias renováveis.

Partilhou Theresa Eggler, gestora de projetos da Tesla, ao órgão de comunicação social alemão rbb24.

O Giga Train já transporta passageiros da estação de Erkner para a Tesla Süd, a estação localizada na fábrica da empresa, a cerca de 32 quilómetros a sudeste de Berlim.

Atualmente, cada carruagem tem 120 lugares e podem ser transportadas 500 pessoas por viagem, além de ter espaço para bicicletas e um sistema de informação para os passageiros, segundo a Teslarati.

Este Giga Train é gratuito não só para os funcionários da Tesla, mas para os passageiros habituais, motivando uma mobilidade que se crê mais verde. Afinal, de acordo com Eggler, numa grande vitória ambiental, espera-se que este comboio poupe 50 toneladas de poluição de dióxido de carbono em comparação com outros comboios.

No futuro, prevê-se que transporte 4500 funcionários de e para a fábrica da Tesla, aquando dos três turnos de oito horas. Quando a construção da zona industrial estiver concluída, será acrescentada uma paragem adicional.

Existem, ainda, planos adicionais para mudar a frota movida a diesel para comboios elétricos no final deste ano, segundo adiantado pela NEB.

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