Os carros elétricos vão aparecer em maior quantidade, em vários formatos, com maior autonomia e cada vez mais baratos. Tudo porque este mercado está a crescer e há uma forte aposta dos utilizadores nos elétricos. Como tal, Ford vai construir uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa.
A fábrica será na Turquia e será em conjunto com duas outras empresas.
Ford terá uma das maiores fábricas de baterias do mundo
A Ford chegou a um acordo de princípio com a SK On e a Koç Holding para criar uma empresa comum na Turquia que fabricará baterias para veículos elétricos comerciais e deverá ter uma capacidade de até 65 gigawatts-hora (GW/h).
De acordo com a empresa americana, a unidade de produção da joint venture estará localizada perto de Ankara e fabricará células de níquel NMC para montagem em módulos de bateria para veículos elétricos comerciais.
A nova unidade de fabrico de baterias deverá iniciar a produção em meados da década e as três empresas estimam que a capacidade de produção anual se situará entre 30 e 45 GW/h.
Aposta nas baterias para comerciais elétricos
As três empresas que serão parceiras neste projeto conjunto indicaram que o fabrico de baterias servirá para impulsionar as operações de veículos comerciais da Ford na Europa, bem como para reduzir os custos de energia.
Com o acordo ainda a ser ultimado entre as três partes, o presidente da Ford Europa, Stuart Rowley, disse que a sua empresa continua a tomar medidas para acelerar e liderar a revolução da eletrificação.
Rowley disse que a parceria também servirá para aumentar a força da Ford como “marca de veículos comerciais líder na Europa”, o que será ajudado pelos novos serviços e negócios de distribuição oferecidos pela divisão Ford Pro.
Esta futura empresa conjunta de baterias é um primeiro exemplo de como estamos a prosseguir colaborações estratégicas para reforçar o nosso negócio.
Disse o executivo, que observou que estão previstos mais anúncios ligados à eletrificação e à sua divisão de veículos comerciais.
A Ford anunciou também que irá tomar posse da fábrica de Craiova (Roménia), uma joint venture entre a Ford Motor Company e a Koç Holding, onde a partir de 2024 irá montar versões totalmente elétricas do Puma e dos seus modelos comerciais Transit Courier e Tourneo Courier para a Europa.