Os ferries estão a transforma-se rapidamente em veículos movidos a força elétrica. Contudo, foi preciso ter a certeza que o poder do motor elétrico e as baterias seriam efetivamente uma alternativa eficaz neste segmento de barcos (ferry).
Conforme foi dado a conhecer, o maior ferryboat elétrico do mundo é realmente eficaz e já navega.
Barcos totalmente elétricos num futuro próximo
Os barcos deste tipo são um bom exemplo para começar a eletrificar o transporte de carga no mar. Isto porque cobrem as mesmas rotas vezes sem conta. Dessa forma, a sua rotina facilita o planeamento para a solução de alcance e carregamento destes barcos totalmente elétricos.
A empresa operadora do primeiro ferry totalmente elétrico na Noruega, a “Ampere”, comunicou algumas estatísticas impressionantes. São números recolhidos após terem operado o navio em teste durante mais de dois anos.
Segundo a empresa, este ferry totalmente elétrico reduz as emissões em 95% e os custos em 80%.
Num evento no ano passado, foram anunciados vários indicadores que, sem surpresa, mostrava um grande potencial económico nesta escolha. Isso iria atrair outros operadores a adotar ferries totalmente elétricos e a iniciar a conversão dos barcos a diesel existentes.
Posteriormente a este evento, a Fjord1 fez um importante pedido ao Grupo Havyard para construir uma frota de ferries elétricos. De notar que a Fjord1 é um grande grupo de transporte norueguês que opera 75 navios.
Outros cantos do mundo estão também a apostar na eletrificação dos barcos. Por exemplo, há já rotas planeadas em Nova Iorque, que irão receber o seu primeiro ferry elétrico já no próximo ano.
Ellen, o maior ferry elétrico do mundo
Ellen é um ferry de 60 m de comprimento e 13 m de largura que opera entre os portos insulares de Fynshav e Søby no sul da Dinamarca. Com efeito, o navio foi eletrificado com dois motores elétricos e uma bateria de 4,3 MWh.
Leclanché, a empresa por trás do pacote de baterias do navio, diz que ele é o maior ferry totalmente elétrico do mundo ao completar a sua viagem inaugural.
Segundo o seu comunicado de imprensa:
O maior ferry totalmente eléctrico do mundo, chamado Eferry Ellen, fez a sua primeira viagem comercial na manhã do 15 de agosto de 2019, ligando os portos de Søby e Fynshav, nas ilhas de Aerø e Als, no sul da Dinamarca. Este navio revolucionário, é capaz de transportar aproximadamente 30 veículos e 200 passageiros. Este é alimentado por um sistema de baterias com uma capacidade sem precedentes de 4,3MWh fornecido pela Leclanché SA (SIX: LECN), uma das principais empresas de armazenamento de energia do mundo.
A empresa afirma que só o ferry “evitará a libertação de 2000 toneladas de CO2, 42 toneladas de NOX. Além disso, serão ainda eliminadas 2,5 toneladas de partículas e 1,4 toneladas de SO2 na atmosfera” numa base anual.
Em breve iremos ver barcos elétricos muito maiores
Embora o barco Ellen possa manter atualmente o recorde do maior ferry totalmente elétrica do mundo, não conseguirá segurar o recorde por muito tempo.
No ano passado, foi anunciado que dois novos e grandes ferries totalmente elétricos estão a chegar ao Canadá.
A entrega do ferry Amherst Island, que tem um comprimento de 68 m, uma largura de 25 m, e pode acomodar até 300 pessoas e 42 carros, está prevista para 2020. Assim também, existe o ferry Wolfe Island, que é ainda maior com um comprimento de 98 m, uma largura de 25 m, e pode transportar até 399 passageiros e 75 carros. Está programado para entrega em 2021.
Com essas especificações, ambos os ferries devem ser maiores que a Ellen.
Em suma, estamos perante uma importante mudança de paradigma nos veículos. As estradas estão a mudar, os mares estão a mudar e não tarda até os céus vão mudar para elétricos.