Enquanto a Europa espera para receber este camião elétrico, o Tesla Semi tem deixado os seus clientes satisfeitos. Pelo menos, é isso que nos dizem os testemunhos. Desta vez, o elogio foi tecido pelos camionistas da Pepsi.
Com a preparação da chegada à Europa em curso, o Tesla Semi já faz furor nas estradas dos Estados Unidos da América. Pelo menos, entre os condutores que já tiveram oportunidade de conduzir o camião elétrico.
Após ter arrasado num teste de 10.000 km, o Tesla Semi parece estar a conquistar os camionistas da PepsiCo.
Segundo Dejan Antunović, responsável do programa de eletrificação da empresa, os condutores têm gostado da experiência ao volante do Tesla Semi. De tal forma, que o chefe descreveu um motorista habituado ao diesel “como uma criança numa loja de doces”.
Os comentários de Dejan Antunović foram feitos durante uma conversa com Dan Priestley, gerente sénior do programa Semi da Tesla, na IAA Transportation, em Hannover, na Alemanha – onde o Pplware marcou presença e registou o camião elétrico.
Houve esse entusiasmo e apenas uma reação positiva […] para minha surpresa, para ser honesto, [foi] muito mais suave e fácil para os motoristas e foi muito bem recebido.
O responsável do programa de eletrificação revelou que o feedback entre os motoristas da Pepsi é “normalmente” o mesmo:
Não quero voltar ao gasóleo. Este é o futuro. Isto é agora. É isto que eu quero conduzir.
Os Semi da Pepsi já percorreram 3,8 milhões de quilómetros de estrada e já poupam à atmosfera, anualmente, 1100 toneladas de gases poluentes, conforme o TCD.
Experiência da Pepsi com os camiões elétricos da Tesla
Segundo Dejan Antunović, a poupança tem sido impressionante; quanto mais a empresa utiliza os camiões, mais poupa.
Atualmente, a PepsiCo tem 36 Semi em dois armazéns na Califórnia e outros 50 a caminho de um terceiro. Estes camiões elétricos são, sobretudo, utilizados em rotas regionais de longo curso, embora 45 dos camiões destinados a Fresno sejam utilizados localmente.
Os Semi da Pepsi que transportam produtos FritoLay consomem cerca de 0,8 quilowatt-hora por quilómetro, enquanto o transporte de bebidas mais pesadas consome 1 kWh/km, conforme relatado pela imprensa.
Próximos capítulos nesta jornada ao volante do Tesla Semi
Neste momento, os camiões elétricos Semi que a Pepsi utiliza carregam nos armazéns. Portanto, o próximo passo deverá passar pelo carregamento público e, eventualmente, móvel.
Num processo que prevê demorar mais de três anos, Dejan Antunović mencionou que as infraestruturas, incluindo os serviços públicos e a capacidade da rede, são essenciais para eletrificar totalmente uma frota.