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ESA usa na Terra veículos autónomos “do futuro”

Quando uma agência espacial refere que está a usar um vaivém autónomo, a nossa imaginação viaja para o Espaço. Calma, estamos a falar num veículo autónomo que entrou em serviço no coração técnico da ESA.

Este carro elétrico autónomo chama-se ‘Orbiter’. Um nome escolhido pelos funcionários da empresa para servir a comunidade.


Vaivém da ESA com 4 rodas e autónomo

O departamento da Agência ESTEC em Noordwijk, Holanda, está a ser usado como banco de ensaio para o vaivém automático. Desta forma é possível avaliar a sua viabilidade como uma solução de “último quilómetro” para os transportes públicos.

A ESTEC foi escolhida porque é um ambiente privado controlado. Contudo, na área frequentam todos os transportes comuns encontrados nas estradas públicas – carros, bicicletas, peões e rotundas. Nesse sentido, o vaivém é capaz de operar em tráfego misto.

Estamos muito satisfeitos pelo envolvimento no teste deste projeto, uma vez que faz uso prático das tecnologias que temos vindo a desenvolver aqui na ESTEC.

Disse Franco Ongaro, Diretor da ESTEC e Diretor de Tecnologia, Engenharia e Qualidade da ESA.

 

 

Combinar tecnologias de navegação num veículo elétrico

O veículo autónomo calcula a sua posição utilizando uma fusão de navegação por satélite, lidar ‘radar laser’, câmaras visíveis e sensores de movimento. Está a ser utilizado para transportar colaboradores e visitantes em torno do complexo ESTEC.

O veículo é totalmente elétrico, com emissões zero. Este opera dentro do limite de velocidade no local de 15km/h (embora tenha uma velocidade máxima de 25 km/h). Além disso, o veículo autónomo pode acomodar até oito pessoas e é acessível em cadeira de rodas. Durante os primeiros seis meses de serviço, o veículo transportará um comissário de bordo para observar o seu funcionamento ao longo dos 10 minutos de viagem de ida e volta programados.

A equipa de Gestão de Instalações da ESTEC está a trabalhar com o proprietário do veículo Dutch Automated Mobility, a empresa de Autocarros Arriva (que opera o veículo), os governos provinciais e municipais, a fornecedora de veículos Navya e outros parceiros.

O Vice-Piso Vermeulen da Província Zuid-Holland falou na abertura oficial:

É importante que a província saiba se a tecnologia do transporte autodidacta pode dar uma contribuição real para o objetivo de tornar Zuid-Holland a província mais acessível da Holanda. E se se enquadra no nosso lema para os próximos anos: Melhor a cada dia que passa.

Parceiros do projeto e convidados vieram ao Erasmus Highbay da ESTEC, repleto de notável hardware de exploração humana e robótica, para aprender mais sobre o projeto e montar o autocarro automático por conta própria.

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