Pplware

Elon Musk ofereceu a Herbert Diess o cargo de CEO da Tesla

Embora fosse a promessa de Elon Musk e, diga-se, o seu “bebé”, a Tesla não era, há uns anos, o império que é hoje. Por sua vez, haviam já outras marcas na conquista do mercado, quer dos carros a combustão, como dos elétricos. Nessa conquista estavam, associados às marcas e empresas, os seus diretores executivos.

Aparentemente, Elon Musk ofereceu a Herbert Diess, o CEO da Volkswagen, o cargo de CEO da Tesla.


Cargo de CEO da Tesla podia pertencer a Diess

Conforme publicado pelo Business Insider, na altura em que Herbert Diess se preparava para deixar a BMW, em 2015, Elon Musk contactou-o para lhe oferecer o cargo de diretor executivo da Tesla.

Numa altura em que a Tesla também enfrentava grandes desafios e não tinha o poder e a relevância que tem hoje, surgiram problemas, por exemplo, associados aos tweets de Elon Musk, que ainda hoje representam um grande ponto de informação, bem como associados a percalços da produção.

O objetivo de Elon Musk era, então, desassociar-se da gestão diária da Tesla.

Embora tenham chegado a redigir o contrato para Diess, este recebeu uma proposta da Volkswagen que era, na altura, superior à Tesla. Nessa altura, a empresa de elétricos valia, globalmente, 20.000 milhões de dólares, sendo que o seu valor ronda, hoje, os 600.000 milhões.

O que reservará o futuro?

Diess integrou a família da Volkswagen num momento crítico da marca: o escândalo das emissões, o chamado “Dieselgate”.

Apesar disso, Elon Musk tweetou que Diess tinha feito mais pela mobilidade elétrica do que qualquer outro fabricante tradicional. Esta defesa veio certamente aproximar os dois magnatas.

Ora, tendo em conta aquilo que a Tesla é e vale hoje, Diess teria feito uma excelente escolha em ocupar o cargo de CEO da empresa, aquando o convite. No entanto, o contrato com a Volkswagen termina em 2023 e o futuro pode recuperar propostas antigas…

 

Leia também:

 

Exit mobile version