Pplware

E se a Tesla lançar uma pick-up?

Hoje já se espera tudo da Tesla, desde carros a camiões, passando por este novo projeto que pode ter uma saída interessante, no meio comercial.

Os veículos Pick-up, carros de transporte de mercadorias com determinada predisposição para trabalhos duros, sempre foram muito bem sucedidos no mercado americano desde há muitas décadas.


Tudo poderá ter o cunho Tesla… basta ter necessidade de um motor

O parque automóvel facilmente apresenta máquinas como o Ford F-150, o Chevrolet Silverado e o Dodge RAM, veículos que lideram claramente as listas de vendas mês após mês, sem perder a sua procura, sendo um segmento chave no mercado norte-americano.

Assim, não é surpreendente que fabricantes como a Rivian ou a Tesla estejam decididas a apostar em veículos pick-ups elétricos.

 

Rivian está na corrida e poderá “pressionar” a Tesla

O Rivian R1S é um modelo com uma bateria de 180 kWh e mais de 660 km de autonomia EPA. Sem dúvida que esta aposta da marca californiana conquistou os utilizadores da Internet graças à sua interessante proposta técnica.

A Tesla, por sua vez, confirmou há alguns meses que está a trabalhar na sua própria pick-up elétrica, enquanto fabricantes como a Ford estão a considerar o desenvolvimento de versões de baterias da sua atual pick-up de combustão.

O modelo Rivian e o modelo Tesla terão abordagens radicalmente diferentes. Enquanto o primeiro vai rivalizar com modelos como o Ford F-150, RAM 1500 ou o Chevrolet Silverado 1500, o segundo será muito maior, pois, será baseado no camião Tesla Semi e entrará em competição direta com a linha Super Duty de Ford (F-250, F-350, F-450, etc).

 

Um camião encolhido numa pick-up poderosa

Se olharmos para o que a Tesla poderá colocar vemos um com características semelhantes ao Semi. Assim, podemos esperar que esta pick-up tenha duas versões: uma com 480 km de autonomia e outra que chegue a 800 km EPA.

Além disso, terá dois motores elétricos (um por eixo), diferenciando-se da configuração do Semi, que terá quatro motores do Modelo 3 que acionará os dois eixos traseiros.

Ao nível da suspensão, foi confirmado que este veículo terá uma auto-suspensão com nivelamento a ar e isso permitirá à estrutura do veículo adaptar-se ao nível da carga.

Obviamente que tirando partido da tecnologia do Semi, que tem, por exemplo, 26 câmaras e tecnologia 360º de monitorização e a capacidade de ligar ferramentas até a 240 volts, este será um must have para quem trabalho, sobretudo, em zonas rurais.

 

Musk deixou uma previsão de datas e 2019 está à porta

De acordo com as datas aproximadas anunciadas por Elon Musk no ano passado, o novo modelo da marca californiana deve ser apresentado em 2019, talvez no mesmo evento em que se prevê a apresentação do modelo Y.

Quem reforça esta data é o próprio Elon Musk que, em declarações recentes, alegou que a pick-up chegaria “mais cedo do que imaginávamos”.

Como sabemos, a Tesla tem sempre o problema da produção e não será exequível que este novo veículo apareça tão cedo, embora haja quem aponte meados de 2020 para que este e outros projetos vejam luz ao fundo do túnel.

Exit mobile version